Mestrado em Enfermagem é contemplado em edital da Capes/Cofen

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) foi contemplado no edital de apoio a programas de pós-graduação em Enfermagem, na modalidade Mestrado Profissional, e vai receber uma verba R$ 250 mil nos próximos dois anos. O edital é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O projeto “Tecnologias como mediadoras da implantação da sistematização da assistência de enfermagem no Espírito Santo”, que foi selecionado com o maior valor ofertado no edital, tem o objetivo de formar profissionais e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas, com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem. Os recursos serão utilizados para aquisição de material de consumo, manutenção e limpeza, passagens aéreas para participação em eventos científicos/acadêmicos e realização de pesquisa de campo, entre outros.

Para receber os recursos, de acordo com o edital, o PPGENF deverá abrir 10 novas vagas para o Mestrado Profissional em Enfermagem. Segundo a coordenadora do programa, Cândida Primo, a seleção deverá ser aberta na primeira quinzena de abril. “Nosso mestrado recebe enfermeiros já inseridos no mercado de trabalho e desenvolve produtos e serviços para problemas que eles vivem no seu cotidiano profissional. As dissertações defendidas no mestrado têm apresentado muitas soluções para a saúde capixaba, uma vez que 60% das ações em um hospital são feitas pela equipe de Enfermagem”, afirmou ela.

O Mestrado Profissional em Enfermagem da Ufes abre 12 vagas por ano, desde 2012, e já conta com 34 dissertações defendidas. No Brasil existem 21 mestrados profissionais em Enfermagem, sendo que 16 foram contemplados no edital Capes/Cofen.

Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© Universidade Federal do Espírito Santo 20013. Todos os direitos reservados
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe | Vitória - ES, Brasil | CEP 29.040-090