Metodologia da Pesquisa em Saúde e Enfermagem

Código: PENF-0035
Curso: Mestrado Profissional em Enfermagem
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: A disciplina visa fornecer elementos históricos e contemporâneos sobre a ciência e suas implicações no desenvolvimento de um trabalho científico; ampliar as relações entre o pensamento técnico-científico e do profissional e professor de Enfermagem com os outros tipos de conhecimento. Fornecer embasamento teórico de como realizar de modo sistemático: uma pesquisa bibliográfica, uma leitura crítica de artigos, elaboração de um resumo analítico-crítico; possibilitar o discernimento e a capacidade de elaboração dos diferentes tipos de pesquisas científicas; ampliar o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na pesquisa com seres humanos e animais de experimentação; fornecer elementos básicos que permitam estabelecer claramente o tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; capacitar para realizar um delineamento de pesquisa e elaborar adequadamente um projeto de pesquisa.
Bibliografia: LACERDA, M.R., COSTENARO, R.G.S. (Org). Metodologias da pesquisa para Enfermagem e Saúde: da teoria à prática. 1ed. Porto Alegre: Moriá, 2016.

PRODANOV, C.C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SILVA, E.L. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação/Edna Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. – 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.

VIEIRA, S.; HOSSNE, W.S. Metodologia da Pesquisa Científica para a Área da Saúde. 2ª ed. São Paulo: Elsevier, 2015.

UFES –BIBLIOTECA CENTRAL. Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos. 8ª ed., Vitória: EDUFES, 2015.

Transparência Pública
Acesso à informação

© Universidade Federal do Espírito Santo 20013. Todos os direitos reservados
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe | Vitória - ES, Brasil | CEP 29.040-090