Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

  • GRUPO CUIDAR: ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM
    Líder: Profª. Drª. Cândida Caniçali Primo / Profª. Drª. Flávia Batista Portugal
    Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3405474214279095
    Descrição: Tem por finalidade propiciar à Enfermagem Capixaba a discussão dos Processos de Cuidar em Enfermagem, buscando contribuir para o desenvolvimento metodológico, tecnológico, social e político da profissão. Busca contribuir no desenvolvimento de estratégias para o ensino, a pesquisa, a aprendizagem e a aplicação do cuidado de enfermagem. Espera colaborar na compreensão das dimensões do cuidado evidenciados nas relações, interações e associações dos seres humanos, nos diversos espaços sociais. O grupo possui duas linhas de pesquisa: Cuidar em enfermagem no processo de desenvolvimento humano e Organização e Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde.
    Dia e hora dos encontros:6ª feiras de 13-15 h

  • CENTRO DE ESTUDO E PESQUISAS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CEPAD)
    Líder: Profª. Drª. Marluce Mechelli de Siqueira Vice-Líder: Profª. Drª. Flávia Batista Portugal
    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6214561904974055(link is external)
    Descrição: Trata-se de um grupo interdisciplinar e intersintitucional de estudos e pesquisas sobre substâncias psicoativas e seus impactos individuais e coletivos para a população. Além disso, realiza cooperações técnicas e assessorias a organismos governamentais e não governamentais. As linhas de pesquisa em desenvolvimento: 1. Avaliação em Saúde (Políticas, Programas, Projetos e Serviços e 2. Epidemiologia (Saúde Mental, Abuso e Dependência de Drogas, Políticas Públicas).
    Dia e hora dos encontros: 6ª feiras de 13-15 h

  • GRUPO: LAVISA - LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE
    Líder: Profª. Drª.Franciéle Marabotti Costa Leite
    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4067615555030834 (link is external)
    Descrição: É um espaço para qualificação acadêmica e profissional dos alunos e formação de novos pesquisadores. Esse espaço possibilitará o aprofundamento da temática da violência, conflitos sociais, direitos humanos e cidadania.
    Dia e hora dos encontros: 5ª. feiras de 13-14 h

  • GRUPO DE PESQUISA ANSIEDADE, DEPRESSÃO, ESTRESSE E ENFRENTAMENTO NO CICLO VITAL: AVALIAÇÕES, INTERVENÇÕES E CORRELAÇÕES – ADEE
    Líder: Profª. Drª. Karla de Melo Batista http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5382564620981270(link is external)
    Descrição: Estudar o tema Estresse, bem como todas as suas repercussões nos seres humanos, envolvendo as suas repercussões no corpo físico e mental (doenças psicossomáticas, depressão, ansiedade...), e desenvolvendo mecanismos de enfrentamento, propostas como intervenções que visem uma melhor qualidade de vida e de saúde dos indivíduos.
    Dia e hora dos encontros: 6ª. feiras de 13:30 h-14:30 h

  • ENVELHECIMENTO, GÊNERO E RAÇA
    Líder: Profª. Drª. Paulete Maria Ambrósio Maciel / Profª. Drª. Paula Cristina de Andrade Pires Olympio
    http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392406NX9IPZB(li
    Descrição: Com o propósito de orientar as políticas para um envelhecimento bem sucedido, é imprescindível conhecer as realidades quanto a condições de saúde e qualidade de vida nessa faixa etária. Nesse contexto, o presente grupo de pesquisas visa trazer subsídios para redirecionar o atendimento ao idoso no Município de Vitória, bem como possibilitar a criação de uma rede de suporte e estratégias que possa garantir a atenção integral à saúde do idoso, principalmente aos idosos em estado de vulnerabilidade, que acabam por ser excluídos do sistema de saúde, na maioria das vezes pela forma da organização dos serviços de atenção primária.

  • RIZOMA: SAÚDE COLETIVA E INSTITUIÇÕES
    Líder: Profº. Drº. Tulio Alberto Martins de Figueiredo
    Link: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=381668217065.
    Descrição: O grupo busca através de leituras de textos, discussão e experimentações estéticas desenvolver saberes e práticas que tornem possíveis - a partir da Análise Institucional, da Esquizoanálise e do Esquizodrama -, a abertura de intensidades que resultem na produção e invenção de subjetividades no campo da Saúde Coletiva. Isto tem resultado na produção de dissertações de mestrado, publicações de artigos em periódicos e na realização de colóquios rizomáticos abertos à participação de estudantes e profissionais que atuam na Saúde Coletiva.
    Dia e hora dos encontros: 6ª. feiras de 17:30 h-19:30 h

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105