Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

  • GRUPO CUIDAR: ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM
    Líder: Profª. Drª. Cândida Caniçali Primo / Profª. Drª. Flávia Batista Portugal
    Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3405474214279095
    Descrição: Tem por finalidade propiciar à Enfermagem Capixaba a discussão dos Processos de Cuidar em Enfermagem, buscando contribuir para o desenvolvimento metodológico, tecnológico, social e político da profissão. Busca contribuir no desenvolvimento de estratégias para o ensino, a pesquisa, a aprendizagem e a aplicação do cuidado de enfermagem. Espera colaborar na compreensão das dimensões do cuidado evidenciados nas relações, interações e associações dos seres humanos, nos diversos espaços sociais. O grupo possui duas linhas de pesquisa: Cuidar em enfermagem no processo de desenvolvimento humano e Organização e Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde.
    Dia e hora dos encontros:6ª feiras de 13-15 h

  • CENTRO DE ESTUDO E PESQUISAS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CEPAD)
    Líder: Profª. Drª. Marluce Mechelli de Siqueira Vice-Líder: Profª. Drª. Flávia Batista Portugal
    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6214561904974055(link is external)
    Descrição: Trata-se de um grupo interdisciplinar e intersintitucional de estudos e pesquisas sobre substâncias psicoativas e seus impactos individuais e coletivos para a população. Além disso, realiza cooperações técnicas e assessorias a organismos governamentais e não governamentais. As linhas de pesquisa em desenvolvimento: 1. Avaliação em Saúde (Políticas, Programas, Projetos e Serviços e 2. Epidemiologia (Saúde Mental, Abuso e Dependência de Drogas, Políticas Públicas).
    Dia e hora dos encontros: 6ª feiras de 13-15 h

  • GRUPO: LAVISA - LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE
    Líder: Profª. Drª.Franciéle Marabotti Costa Leite
    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4067615555030834 (link is external)
    Descrição: É um espaço para qualificação acadêmica e profissional dos alunos e formação de novos pesquisadores. Esse espaço possibilitará o aprofundamento da temática da violência, conflitos sociais, direitos humanos e cidadania.
    Dia e hora dos encontros: 5ª. feiras de 13-14 h

  • GRUPO DE PESQUISA ANSIEDADE, DEPRESSÃO, ESTRESSE E ENFRENTAMENTO NO CICLO VITAL: AVALIAÇÕES, INTERVENÇÕES E CORRELAÇÕES – ADEE
    Líder: Profª. Drª. Karla de Melo Batista http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5382564620981270(link is external)
    Descrição: Estudar o tema Estresse, bem como todas as suas repercussões nos seres humanos, envolvendo as suas repercussões no corpo físico e mental (doenças psicossomáticas, depressão, ansiedade...), e desenvolvendo mecanismos de enfrentamento, propostas como intervenções que visem uma melhor qualidade de vida e de saúde dos indivíduos.
    Dia e hora dos encontros: 6ª. feiras de 13:30 h-14:30 h

  • ENVELHECIMENTO, GÊNERO E RAÇA
    Líder: Profª. Drª. Paulete Maria Ambrósio Maciel / Profª. Drª. Paula Cristina de Andrade Pires Olympio
    http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392406NX9IPZB(li
    Descrição: Com o propósito de orientar as políticas para um envelhecimento bem sucedido, é imprescindível conhecer as realidades quanto a condições de saúde e qualidade de vida nessa faixa etária. Nesse contexto, o presente grupo de pesquisas visa trazer subsídios para redirecionar o atendimento ao idoso no Município de Vitória, bem como possibilitar a criação de uma rede de suporte e estratégias que possa garantir a atenção integral à saúde do idoso, principalmente aos idosos em estado de vulnerabilidade, que acabam por ser excluídos do sistema de saúde, na maioria das vezes pela forma da organização dos serviços de atenção primária.

  • RIZOMA: SAÚDE COLETIVA E INSTITUIÇÕES
    Líder: Profº. Drº. Tulio Alberto Martins de Figueiredo
    Link: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=381668217065.
    Descrição: O grupo busca através de leituras de textos, discussão e experimentações estéticas desenvolver saberes e práticas que tornem possíveis - a partir da Análise Institucional, da Esquizoanálise e do Esquizodrama -, a abertura de intensidades que resultem na produção e invenção de subjetividades no campo da Saúde Coletiva. Isto tem resultado na produção de dissertações de mestrado, publicações de artigos em periódicos e na realização de colóquios rizomáticos abertos à participação de estudantes e profissionais que atuam na Saúde Coletiva.
    Dia e hora dos encontros: 6ª. feiras de 17:30 h-19:30 h

  • GRUPO DE ESTUDOS EM CÂNCER (GEC)
    Líder: Maria Helena Costa Amorim e Eliana Zandonade
    Link CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0654193356169509
    Descrição: Estudar o tema câncer, bem como todas as suas repercussões nos seres humanos, envolvendo as suas repercussões no corpo físico e mental.

Núcleos:

PROJETOS DE PESQUISA

  • Avaliação Cardiovascular de Mulheres com Câncer de Mama sob Tratamento Hormonioterapêutico ou Quimioterapêutico.
    Avaliar a atividade cardiovascular de mulheres com câncer de mama sob tratamento hormonioterapeutico ou quimioterapeutico

– Avaliação em Saúde e de Serviços de Saúde.
Pesquisa acerca da qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde dentro da tríade estrutura, processo e resultados, bem como avaliação dos serviços nas redes de saúde.

– Automonitorização da Glicemia de Pessoas com Diabetes Mellitus em Uso de Insulina.
Objetivo: Analisar a percepção de pacientes com diabetes mellitus em uso de insulina de uma Unidade de Saúde de Vitória-ES, sobre a importância da monitorização da glicemia capilar e a sua prática diária.

  • Assistência de enfermagem em diabetes mellitus no município de Vitória/ES
    Descrição: analisar os resultados produzidos nos atendimentos de enfermagem, realizados no projeto de extensão- Integração ensino-serviço no cuidado de enfermagem em diabetes mellitus, no território de Saúde de Consolação, em Vitória, ES. Trata-se de pesquisa documental, descritiva, utilizando dados secundárias a partir de atendimentos realizados em consultas de enfermagem a sujeitos cadastrados no território de saúde de consolação, em Vitória. ES.

  • Conhecimento e Prática dos Enfermeiros Sobre o Cuidado com Feridas.
    Descrição: Identificar o conhecimento dos enfermeiros sobre avaliação e tratamento de feridas e analisar a prática dos enfermeiros quanto ao cuidado com feridas.

  • Elaboração e Validação de Tecnologias de Enfermagem.
    Descrição: Elaborar e validar tecnologias de Enfermagem. Método: Essa pesquisa será desenvolvida em três etapas, sendo a primeira um estudo do tipo metodológico com revisão de literatura nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e CINAHL, a segunda validação da tecnologia educacional/assistencial/gerencial por um grupo de juízes e a terceira etapa a validação com clientes, sendo um estudo quanti-qualitativo com pacientes internados em um hospital universitário. Será realizada entrevista individual com formulário semi-estruturado. Os dados quantitativos serão analisados através do Social Package Statistical Science (SPSS) versão 20.0 e os qualitativos por meio de análise de conteúdo de Bardin (2011).

  • A Segurança do Paciente em um Hospital de Ensino.
    Descrição: O presente projeto visa avaliar as atitudes e cultura de segurança em um hospital de ensino; identificar os riscos assistenciais, institucionais, profissionais e clínicos à segurança do paciente e monitorar os incidentes e eventos adversos em saúde. Métodos: Para a realização desta pesquisa, aplicaremos um questionário socioeconômico e demográfico e o Questionário de Atitudes de Segurança - SAQ (SafetyAttitudesQuestionnaire - Short Form 2006) nos profissionais do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. Além disso, serão analisadas as informações existente no escopo de notificações do sistema VIGIHOSP (Aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares). Resultados esperados: Espera-se que este projeto contribua para ações que aprimorem a segurança do paciente no HUCAM.

  • A Dengue em um município da Grande vitória: Análise da Completude dos Dados.
    Descrição: Visa delinear o perfil epidemiológico dos casos de dengue notificados no município de Fundão entre os anos de 2007 a 2015, quanto aos aspectos demográficos, socioeconômicos, ambientais, de morbidade e mortalidade, analisar a completude dos dados das fichas de notificação de dengue informadas no SINAN e criar uma Webconferência sobre o preenchimento das fichas de notificação de dengue no SINAN.

  • Avançando nas Estratégias de Ensino para assistência de Enfermagem à Mulher e à Criança.
    Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver atividades facilitadoras do aprendizado do acadêmico em um serviço de atenção à saúde da mulher e da criança. E será desenvolvido entre os meses de março a dezembro de 2016, utilizando a seguinte dinâmica de trabalho: realização de 5 estratégias de ensino que contemplam: a criação de web-aulas, álbuns seriados, protocolos e rotinas de atendimento de enfermagem para prestar assistência a mulher e a criança nos serviços de maternidade, pediatria, ambulatório e Banco de Leite Humano do HUCAM; e contará a participação de enfermeiras dos setores e de professoras do departamento de Enfermagem.
    Natureza: Projetos de desenvolvimento tecnológico.

  • Atitudes Frente ao Alcool, Alcoolista e Alcoolismo: O que Pensam os Profissionais? Descrição: Avaliar as Atitudes frente ao álcool, alcoolista e alcoolismo dos profissionais da AB, assistência social, Justiça, segurança pública e hospitais gerais.

  • Uso de substâncias psicoativas entre universitários: O Caso UFES/CCS.
    Descrição: Conhecer o uso de SPAs entre universitários dos cursos de terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição do CCS-UFES.

  • As Causas Externas no Espírito Santo: Desvelando a Problemática para Propor Ações em Saúde.
    Este estudo tem como principal objetivo caracterizar a morbimortalidade por causas externas a partir do atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar da Região Metropolitana de Vitória.

  • Violência Contra a Mulher: Prevalência e Fatores Associados.
    Objetivos: Estudar a prevalência e os fatores sociodemográficos, clínicos e de história de vida associados à violência. Resultados Esperados: Espera-se com os resultados evidenciar a magnitude deste problema e também quais os principais fatores que são risco ou proteção para a ocorrência da violência.

  • Educação em Suporte Básico de Vida: O Conhecimento e o Desenvolvimento de Ações em Suporte Básico de Vida e Primeiro Socorros.
    Descrição: Realizar diagnóstico situacional por pesquisa do conhecimento da comunidade escolar localizada em área, considerada de risco no município de Vila Velha - ES, e ensinar para a comunidade manobras de Suporte Básico de Vida e valores humanos.

  • O Relaxamento Muscular Enquanto Intervenção no Nível de Estresse.
    Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito do Relaxamento Muscular Progressivo, como intervenção de Enfermagem no nível de estresse em estudantes. Este estudo pretende gerar subsídios para que os estudantes de enfermagem possam ter estratégias de enfrentamento das situações de stress vivenciadas, utilizando-se do relaxamento como possibilidade de intervenção. E, dessa forma, obter maior qualidade de vida e melhor desempenho acadêmico.

  • Estresse e as Suas Repercussões na Saúde do Adulto: Intervenções e Enfrentamento.
    Descrição: Ao ser exposto a uma carga excessiva de estressores, nas mais diversas situações, dentre as quais a atividade laboral, o organismo pode desenvolver respostas com o surgimento de sintomas e/ou doenças, modificando o comportamento físico e o estado emocional dos indivíduos, desencadeando doenças autoimunes, psicossomáticas, burnout, depressão, ansiedade, interferindo de forma negativa na vida pessoal e laboral do indivíduo. Assim desenvolvemos esta proposta de trabalho a ser realizada junto a indivíduos adultos, com quadro prévio ou não de doenças diagnosticadas, tendo como objetivo de a identificação do estresse, a sua relação com o estado de saúde do indivíduo, visando a implementação de intervenções para que haja um melhor enfrentamento da situação e, por conseguinte, uma melhor qualidade de vida para o indivíduo.

– Caracterização do Idoso: Um Desafio para a Atenção Primária em Vitória – ES.
Descrição: O estudo teve por objetivo caracterizar o idoso em situação de risco/ fragilidade através das condições sócio-econômicas, de saúde e acesso aos serviços de saúde oferecidos pelas Unidades de Saúde.

  • Processo de Trabalho do Enfermeiro em Instituições de Longa.
    Descrição:Permanência para Idosos de uma Capital da Região Sudeste.
    Este projeto tem como objetivo avaliar Processo de Trabalho do Enfermeiro em Instituições e o cuidado prestado pelo enfermeiro.

  • A Enfermagem e As Práticas de Atenção à Saúde do Indígena Idoso.
    Descrição: É um estudo de abordagem qualitativa, são objetivos dessa pesquisa, compreender as práticas de cuidado a saúde realizadas pelos enfermeiros voltadas à saúde do indígena idoso e identificar os desafios para implementar as ações de atenção à saúde do indígena idoso.

  • Re-Des-Construções da Masculinidade: Narrativas de Homens Penectomizados por Câncer de Pênis.
    Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo compreender as afecções dos sujeitos submetidos à penectomização de câncer de pênis e criar um vídeo de animação educativo para o grupo humano crianças sobre higiene corporal para prevenção do câncer de pênis.

  • Os Efeitos da Acupuntura nos Níveis de Estresse, Ansiedade, Cortisol e Imunoglobulina Salivar em Mulheres com Diagnóstico de Câncer de Mama.
    Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da acupuntura no estresse e na ansiedade das mulheres com câncer de mama e nos níveis séricos de cortisol, prolactina e IgA. Metodologia: Ensaio clínico aleatorizado que está sendo realizado no Hospital Santa Rita, Vitória.

  • Estudo do Tempo Entre o Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Próstata em uma Instituição de Referência do Espírito Santo.
    Descrição: Estudo com objetivo de verificar os tempos decorridos entre o diagnóstico e o início do tratamento e os custos relativos ao tratamento de indivíduos com câncer de próstata em uma instituição de referência em oncologia no estado do Espírito Santo.

  • Estudo dos Tempos entre Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama em uma Instituição de Referência no Espírito Santo.
    Estudo com objetivo de verificar os tempos decorridos entre o diagnóstico e o início do tratamento e os custos relativos ao tratamento de indivíduos com câncer de mama em uma instituição de referência em oncologia no estado do Espírito Santo

                       PROJETOS DE EXTENSÃO
    
  • Projeto CUIDAR: A Enfermagem no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia.
    Projeto tem como objetivos: Discutir sobre a legislação e as políticas de atenção à saúde da mulher; Aprimorar os conhecimentos sobre a assistência de enfermagem no ciclo gravídico-puerperal; Realizar ações de cuidado de enfermagem às mulheres atendidas no ambulatório do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes; Ampliar os conhecimentos sobre o cuidar em enfermagem nos problemas gineco-oncológicos e no climatério/menopausa.
    Coordenadora: Profª. Márcia Váleria de Almeida Souza

  • Projeto AMAMENTA.
    É um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Banco de Leite e Maternidade do Hospital Universitário em Vitória, Espírito Santo com o objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação, prestar assistência as mulheres, crianças e famílias em processo de amamentar. Tem como atividades: Assistência as mulheres e bebês com dificuldades na amamentação; Grupo de estudo e pesquisa sobre amamentação e Ações educativas sobre amamentação.
    Coordenadora: Profª. Cândida Caniçali Primo

  • Laboratório de Epidemiologia (LabEpi-UFES).
    Descrição: O Laboratório de Epidemiologia da UFES (Lab-Epi-UFES) é uma iniciativa de professores do Centro de Ciências da Saúde com o intuito de compartilhar experiências acadêmicas visando um melhor entendimento do processo epidemiológico pela construção e condução de protocolos de pesquisa, orientações e consultorias.
    Coordenador: Profº. Thiago Nascimento do Prado

  • Projeto IDAE- Integração Docente Assistencial da Enfermagem.
    Desenvolve ações para o cuidado de enfermagem com foco na assistência, educação em serviço, gestão e integração docente assistencial e tem como objetivos: Redefinir o Regimento Interno da Divisão de Enfermagem - HUCAM/EBSERH/UFES; elaborar protocolos administrativos e da assistência; desenvolver o Processo de Enfermagem e estabelecer os indicadores gerenciais e assistenciais de qualidade da assistência de enfermagem no hospital.
    Coordenadora: Profª.Eliane de Fátima Almeida Lima

  • Projeto CuidarTech: Laboratório de Tecnologias de Enfermagem.
    É um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo e tem por objetivos: Propiciar um local para a discussão de temas que envolvam as tecnologias de Enfermagem, aproximando a academia dos serviços de saúde; Estabelecer parcerias entre a universidade e instituições municipais e estaduais por meio de eventos e capacitações para profissionais da área da saúde; Desenvolver e conduzir estudos científicos sobre tecnologias de Enfermagem; Promover cursos e eventos de capacitação e informação para os profissionais e acadêmicos sobre tecnologias de enfermagem.
    Coordenadora: Profª. Eliane de Fatima Almeida Lima
    Vice-Coordenadora: Profª. Cândida Caniçali Primo

  • Programa Cuidado Integral a Mulher e a Criança.
    Prestar assistência interdisciplinar, integrada, especializada e humanizada na área da saúde da mulher, criança e adolescente; desenvolver pesquisas e proporcionar intercâmbio de experiências entre acadêmicos e profissionais das diferentes áreas no atendimento, ampliando o relacionamento com a comunidade científica são objetivos deste programa.
    Coordenadora: Profª. Cândida Caniçali Primo

  • Projeto Cuidar e a Maternidade.
    O projeto visa qualificar o acadêmico e profissionais de enfermagem para a realização do processo de enfermagem, buscando ampliar seu saber técnico-científico, suas habilidades de escuta e resolução de problemas e também aprimorar sua capacidade de relacionamento interpessoal. Objetivos gerais: Desenvolver ações de cuidado a mulher, recem-nascido e familiares, buscando a excelencia do cuidar e realizar pesquisas para o aprimoramento das ações e tecnologias de enfermagem. Objetivos específicos:I. Aprimorar o conhecimento acerca do Processo de Cuidar em Enfermagem; II. Desenvolver ações de cuidado de enfermagem às mulheres e recém-nascidos internados na maternidade; III. Realizar e aperfeiçoar os registros dos cuidados de enfermagem desenvolvidos.
    Coordenadora: Profª. Franciéle Marabotti Costa Leite

  • Cuidados com Feridas e Estomias.
    O desenvolvimento e a implementação de protocolos específicos ajudam o profissional a padronizar as diretrizes clinicas ou normas de conduta dirigidas e organizadas a fim de melhorar a assistência ao cliente portador de lesões na pele. Assim, esta proposta de trabalho a ser realizada junto aos pacientes oncológicos, funcionários, acadêmicos e residentes lotados no HSRC/AFECC e UFES/CCS, tem como um dos objetivos a prevenção, o tratamento, o ensino e a pesquisa em estomias e feridas.

  • Integração ensino Serviço no Cuidado de Enfermagem em Diabetes Mellitus.
    Realizar o cuidado de enfermagem junto a sujeitos com diabetes mellitus no território de saúde de Consolação.

  • Programa de Atenção ao Tabagista - PAT-HUCAM-UFES.

  • Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Álcool e outras Drogas - CEPAD.
    Realizar estudos e pesquisas sobre o abuso e dependência de SPAs, bem como assessoria e consultoria a instituições governamentais e não governamentais. OBS: A partir de 2012 o Núcleo de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (NEAD) passou a ser denominado Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Álcool e outras Drogas - CEPAD.

  • Programa de Atenção ao Alcoolista - PAA-HUCAM-UFES.
    Assistência aos alcoolistas e seus familiares de forma interdisciplinar.

  • Projeto Relaxamento.
    Utilização do Relaxamento Muscular Progressivo 0para o enfrentamento do estresse. Com o seu uso, gradativamente, é possível detectar as áreas tensas do corpo e concentrar-se nessas áreas para o envio de comandos de relaxamento. Será utilizado roteiro de exercícios, baseado em Rissard.

  • Grupo Rizoma - Saúde Coletiva e Instituições.

  • Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas - PREMMA
    O Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas – Premma, foi criado em setembro de 1999 sob a coordenação da ProfªDrª Maria Helena Costa Amorim. Funciona no ambulatório Ylza Bianco do Hospital Santa Rita de Cássia, é uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc) e o Hospital. O Programa é constituído por uma equipe interdisciplinar – enfermagem, medicina, psicologia, nutrição, serviço social, fisioterapia – que atua em conjunto desde o diagnóstico até o término do tratamento para melhor atender às necessidades das mulheres mastectomizadas. O Premma possui, hoje, cerca de 1730 mulheres matriculadas, que foram encaminhadas ao programa por diversos profissionais. Além disso, é campo de de prática e estágio para acadêmicos de enfermagem da UFES nas disciplinas de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Estágio Curricular II e estágio extracurricular para todos acadêmicos da área da saúde. Para o desenvolvimento do projeto contamos com a participação de acadêmicos de graduação em enfermagem, psicologia, serviço social e odontologia.

  • Projeto PREMMA EDUCARTE.
    Os principais objetivos são: realizar palestras sobre a detecção precoce do câncer de mama; realizar palestras sobre temas de saúde relacionados a melhoria da qualidade de vida das mulheres com câncer de mama; promover oficinas de arte e artesanato; promover eventos sociais; realizar ações culturais.

  • Projeto PREMMACUIDA.
    Tem como objetivos: realizar a consulta de enfermagem à mulher mastectomizada, promover a inserção das mulheres no pós-diagnóstico de câncer de mama no Premma, realizar reuniões de reabilitação, compreendendo dinâmica, relaxamento e exercícios de reabilitação.

Transparência Pública
Acesso à informação

© Universidade Federal do Espírito Santo 20013. Todos os direitos reservados
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe | Vitória - ES, Brasil | CEP 29.040-090