Summary: Introdução: O tema qualidade de vida apresenta grande relevância social, originando ramificações como a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que é voltada para a atuação laboral do indivíduo, com o objetivo de adoção de medidas para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de suas tarefas, se mostrando assim como importante ferramenta de gestão. O clima organizacional é uma outra ferramenta gerencial para analisar liderança, relacionamento interpessoal, reconhecimento, recompensa, entre outras variáveis, que influenciam no nível de satisfação entre os membros da instituição. Assim, compreender QVT e Clima Organizacional é de fundamental relevância para as organizações, pois estas ferramentas podem levar a obtenção de melhores resultados, aspirando ao bem-estar do indivíduo e promovendo a satisfação no ambiente de trabalho.
Objetivo: Correlacionar a qualidade de vida no trabalho com o clima organizacional de servidores lotados na UFES.
Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e analítico, com abordagem quantitativa. O instrumento para coleta dos dados será um questionário, visando conhecer o perfil, avaliar a QVT e o clima organizacional na ótica dos trabalhadores.
Resultados Esperados: Espera-se com a realização do estudo encontrar correlações entre QVT e clima organizacional, construindo um diagnóstico situacional, de forma a subsidiar a implementação de intervenções que visem à melhoria da qualidade de vida dos funcionários, contribuindo com o alcance dos objetivos institucionais e o atendimento das expectativas das pessoas no trabalho.

Starting date: 2019-09-01
Deadline (months): 36

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Bruno Henrique Fiorin
Student Master * Thamires Vettorazzi de Moura Sales
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105