Abertura de Escopo, Quebra de Pré-requisito, Conversão de Eletiva para Optativa

Abertura de Escopo

• Procedimento para solicitar matrícula em disciplina que não pertence à grade curricular do aluno (disciplina eletiva) e que não está disponível no portal do aluno na 1ª etapa.
Procedimento para a abertura de escopo
  1. O aluno preenche o formulário específico para cada disciplina que queira se matricular. [formulário]
  2. O aluno procura o professor para conseguir o aceite "assinatura no formulário" de abertura de escopo
    1. OBS: a solicitação não é garantia de vaga na disciplina. Por padrão, a abertura de escopo é feita na 2ª etapa, nela  é preciso respeitar os critérios de seleção normais. (Ex: o aluno pode concorrer por essa vaga com outros alunos)
  3. O aluno envia por e-mail o formulário preenchido/assinado ao colegiado do curso onde pretende cursar a disciplina. [colenfufes [at] gmail.com]
  4. O aluno deve iniciar o processo de solicitação de abertura de escopo o quanto antes, pois:
    1. Há a necessidade de autorização por parte do docente da disciplina
    2. Há a necessidade de que o Colegiado do Curso de Enfermagem "abra o escopo da disciplina" para a 2ª etapa.
    3. Há a necessidade de que o aluno se matricule na disciplina com escopo aberto na 2ª etapa.
  5. Em casos excepcionais será possível efetuar a matricula na 3ª etapa, desde que fundamentado o motivo.
    1. Nesse caso, o colegiado de origem do aluno é que fará sua matrícula.
    2. Permanece a necessidade de enviar o formulário para o colegiado do curso onde pretende cursar a disciplina. [colenfufes [at] gmail.com]
Prazo
  • Conforme previsto no calendário acadêmico: "Solicitação de abertura de escopo de disciplinas aos Colegiados."

Quebra de Pré-requisito [Res. 39/2010 – CEPE]

• Uma disciplina pode ter como pré-requisito um número qualquer de disciplinas ou determinado número de créditos, carga horária ou, ainda, período vencido, que não são intercambiáveis. Para cursá-la o aluno deverá ter vencido antes as disciplinas solicitadas como pré-requisito ou cumprido os créditos necessários para cursar a disciplina que ele deseja e que possui esta característica.
  • A quebra de pré-requisitos deverá ser deferida quando o interessado provar ser necessária para correção de equívoco e/ou ação cuja responsabilidade seja da Universidade. Além disso, o colegiado poderá estabelecer critérios para a sua concessão.
    • Com base em solicitação devidamente fundamentada poderá haver quebra de pré-requisito nos casos julgados relevantes e pertinentes pelo Colegiado do Curso de Graduação.
Procedimento para a quebra de pré-requisito
  1. O aluno preenche o formulário específico para cada disciplina que queira solicitar quebra de pré-requisito [formulário]
    • OBS: O envio da solicitação de quebra de pré-requisito não é garantia de aceite / matrícula.
  2. O aluno envia por e-mail [colenfufes [at] gmail.com], ao colegiado do curso, os documentos:
    1. Formulário com justificativa para a solicitação quebra de pré-requisito devidamente datado e assinado.
    2. Histórico Parcial.
    3. Comprovante de Solicitação de Matrícula. (atualizado)
    4. Demais documentos que o aluno julgue necessários.
  3. O aluno deve iniciar o processo de quebra de pré-requisito o quanto antes, pois:
    1. Há a necessidade de aprovação em reunião do Colegiado do Curso, que acontece uma vez por mês.
    2. Há a necessidade de que o Colegiado do Curso de Enfermagem "quebre o pré-requisito" do aluno na 3ª etapa.
Prazo
  • Conforme previsto no calendário acadêmico: "Solicitação, junto ao colegiado do curso de graduação, da aplicação do art. 17 da Resolução nº 58/2008-Cepe e da Resolução nº 39/2010-Cepe."
OBS:
  1. As solicitações de Quebra de Pré-Requisito somente serão analisadas em reunião do Colegiado. Se deferidas, as matrículas serão efetivadas, momento em que deverá haver vaga na turma/disciplina, bem como o escopo correto. Não presentes esses requisitos, a matrícula fica impossibilitada
  2. O aluno tem de analisar se a disciplina para a qual está solicitando quebra de pré-requisito, ou seja, a disciplina que deseja frequentar, apresenta conflito de horário com outra disciplina na qual já esteja matriculado. Essa análise é responsabilidade única e exclusiva do aluno e deve estar expressa em sua justificativa.
  3. É importante que o aluno esteja frequentando, desde o início do período letivo, a disciplina para a qual está solicitando quebra de pré-requisito, pois, se a solicitação for deferida, mas o aluno não estiver frequentando a disciplina, poderá já estar reprovado por insuficiência de frequência.

Conversão de Eletiva para Optativa

RESOLUÇÃO Nº 57/2000