Abertura de Escopo, Quebra de Pré-requisito, Extrapolação de Carga Horária

Abertura de Escopo

  • Procedimento para solicitar matrícula em disciplina que não pertence à grade curricular do aluno (disciplina eletiva) e que não está disponível no portal do aluno na 1ª etapa.
Procedimento para a abertura de escopo
  1. O aluno procura o professor da disciplina para conseguir o aceite de abertura de escopo. [emails]
  2. O professor sólicita ao colegiado [colenfufes [at] gmail.com] que seja aberto o escopo na 2ª etapa de matrícula com acrescimo ou não de vaga.
    1. É preciso que o professor coordenador e/ou departamento da disciplina informe ao colegiado:
      1. Vontade expressa em abrir o escopo da disciplina.
      2. Código da disciplina;
      3. Nome da disciplina;
      4. Necessidade de acrescimo ou redução de vaga na disciplina.
  3. A solicitação não é garantia de vaga na disciplina.
  4. A abertura de escopo é feita na 2ª etapa (o próprio aluno solicita matrícula), nela  é preciso respeitar os critérios de seleção objetivos. (Ex: o aluno vai concorrer por essa vaga com outros alunos)
  5. O aluno deve iniciar o processo de solicitação de abertura de escopo o quanto antes, pois:
    1. Há a necessidade de autorização por parte do docente da disciplina
    2. Há a necessidade de que o Colegiado do Curso de Enfermagem "abra o escopo da disciplina" para a 2ª etapa.
    3. Há a necessidade de que o aluno se matricule na disciplina com escopo aberto na 2ª etapa.
  6. Em casos excepcionais será possível efetuar a matricula na 3ª etapa, desde que fundamentado o motivo. Nesse caso:
    1. O colegiado de origem do aluno é que fará sua matrícula.
    2. Há necessidade de enviar o formulário [formulário] para o colegiado do curso onde pretende cursar a disciplina. [colenfufes [at] gmail.com]
      1. O envio do formulário é necessário apenas em casos de matrícula em 3ª etapa.
Prazo
  • Conforme previsto no calendário acadêmico: "Solicitação de abertura de escopo de disciplinas aos Colegiados."
OBS:
  • É importante que o aluno esteja frequentando, desde o início do período letivo, a disciplina para a qual está solicitando abertura de escopo, pois, se a solicitação for deferida, mas o aluno não estiver frequentando a disciplina, poderá já estar reprovado por insuficiência de frequência.

Quebra de Pré-requisito [Res. 39/2010 – CEPE]

  • Uma disciplina pode ter como pré-requisito um número qualquer de disciplinas ou determinado número de créditos, carga horária ou, ainda, período vencido, que não são intercambiáveis. Para cursá-la o aluno deverá ter vencido antes as disciplinas solicitadas como pré-requisito ou cumprido os créditos necessários para cursar a disciplina que ele deseja e que possui esta característica.
  • A quebra de pré-requisitos deverá ser deferida quando o interessado provar ser necessária para correção de equívoco e/ou ação cuja responsabilidade seja da Universidade. Além disso, o colegiado poderá estabelecer critérios para a sua concessão.
    • Com base em solicitação devidamente fundamentada poderá haver quebra de pré-requisito nos casos julgados relevantes e pertinentes pelo Colegiado do Curso de Graduação.
Procedimento para a quebra de pré-requisito
  1. O aluno preenche o formulário específico para cada disciplina que queira solicitar quebra de pré-requisito [formulário]
    • OBS: O envio da solicitação de quebra de pré-requisito não é garantia de aceite / matrícula.
  2. O aluno envia por e-mail [colenfufes [at] gmail.com], ao colegiado do curso, os documentos:
    1. Formulário com justificativa para a solicitação quebra de pré-requisito devidamente datado e assinado.
    2. Histórico Parcial.
    3. Comprovante de Solicitação de Matrícula. (atualizado)
    4. Demais documentos que o aluno julgue necessários.
  3. O aluno deve iniciar o processo de quebra de pré-requisito o quanto antes, pois:
    1. Há a necessidade de aprovação em reunião do Colegiado do Curso, que acontece uma vez por mês.
    2. Há a necessidade de que o Colegiado do Curso de Enfermagem "quebre o pré-requisito" do aluno na 3ª etapa.
Prazo
  • Conforme previsto no calendário acadêmico: "Solicitação, junto ao colegiado do curso de graduação, da aplicação do art. 17 da Resolução nº 58/2008-Cepe e da Resolução nº 39/2010-Cepe."
OBS:
  1. As solicitações de Quebra de Pré-Requisito somente serão analisadas em reunião do Colegiado. Se deferidas, as matrículas serão efetivadas, momento em que deverá haver vaga na turma/disciplina, bem como o escopo correto. Não presentes esses requisitos, a matrícula fica impossibilitada
  2. O aluno tem de analisar se a disciplina para a qual está solicitando quebra de pré-requisito, ou seja, a disciplina que deseja frequentar, apresenta conflito de horário com outra disciplina na qual já esteja matriculado. Essa análise é responsabilidade única e exclusiva do aluno e deve estar expressa em sua justificativa.
  3. É importante que o aluno esteja frequentando, desde o início do período letivo, a disciplina para a qual está solicitando quebra de pré-requisito, pois, se a solicitação for deferida, mas o aluno não estiver frequentando a disciplina, poderá já estar reprovado por insuficiência de frequência.

Extrapolação de Carga Horária

  • Os Projetos Pedagógicos de cada curso preveem um limite de carga horária semestral para matrícula dos alunos. Isto significa que a soma das cargas horárias das disciplinas em que o aluno pretende se matricular em um semestre não poderá ultrapassar esses limites.
  • A Extrapolação de Carga Horária é destinado para os casos em que o aluno precisa cursar, no semestre vigente, disciplinas em montante que ultrapassa a carga horária máxima permitida, segundo os PPC's, em cada um dos currúculos (relacionada abaixo).
Curriculo CH max
2006 620
2020 570
  • Solicitações de extrapolação dessa carga horária máxima poderão ser analisadas pelo Colegiado desde que devidamente justificadas.
Procedimento para a extrapolação de carga horária
  1. O aluno preenche o formulário justificando a necessidade de extrapolação da carga horária do curso [formulário]
    • OBS: O envio da solicitação de extrapolação da carga horária do curso não é garantia de aceite / matrícula.
  2. O aluno envia por e-mail [colenfufes [at] gmail.com], ao colegiado do curso, os documentos:
    1. Formulário com justificativa para a solicitação de extrapolação da carga horária do curso devidamente datado e assinado.
    2. Histórico Parcial.
    3. Comprovante de Solicitação de Matrícula. (atualizado)
    4. Demais documentos que o aluno julgue necessários.
  3. O aluno deve iniciar o processo de  extrapolação da carga horária do curso o quanto antes, pois:
    1. Há a necessidade de aprovação em reunião do Colegiado do Curso, que acontece uma vez por mês.
    2. Há a necessidade de que o Colegiado do Curso de Enfermagem "extrapole a carga horária do curso" do aluno na 3ª etapa.
Prazo
  • Coincide com o previsto no calendário acadêmico: "Solicitação, junto ao colegiado do curso de graduação, da aplicação do art. 17 da Resolução nº 58/2008-Cepe e da Resolução nº 39/2010-Cepe."
OBS:
  1. As solicitações de extrapolação da carga horária somente serão analisadas em reunião do Colegiado. Se deferidas, as matrículas serão efetivadas, momento em que deverá haver vaga na turma/disciplina. Não presentes esses requisitos, a matrícula fica impossibilitada
  2. O aluno tem de analisar se a disciplina para a qual está solicitando extrapolação da carga horária, ou seja, a disciplina que deseja frequentar, apresenta conflito de horário com outra disciplina na qual já esteja matriculado. Essa análise é responsabilidade única e exclusiva do aluno e deve estar expressa em sua justificativa.
  3. É importante que o aluno esteja frequentando, desde o início do período letivo, a disciplina para a qual está solicitando extrapolação da carga horária, pois, se a solicitação for deferida, mas o aluno não estiver frequentando a disciplina, poderá já estar reprovado por insuficiência de frequência.
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105