Antecipação de Colação de Grau, Abreviação da Duração do Curso, Antecipação de Conclusão do Curso

Antecipação de Colação de Grau [Res. 80/2017 - CEPE]

Aplica-se exclusivamente à/ao estudante que tenha integralizado o curso, ou seja, concluído todos os componentes curriculares exigidos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para obtenção do diploma e que tenha sido aprovado em concurso público cujo diploma de graduação esteja incluso na documentação exigida para a posse do cargo. Nesse caso, a solicitação somente poderá ser acolhida se a/o estudante estiver matriculado em Trabalho de Conclusão de Curso ou no último estágio curricular do curso.
As/os estudantes aprovadas/os em processos seletivos para ingresso em cursos de Mestrado também poderão solicitar antecipação de colação de grau. Em ambos os casos, asolicitação somente poderá ser autuada a partir do último dia previsto para o término do semestre letivo no Calendário Acadêmico.
Portanto, a Antecipação de Colação de Grau não se confunde com a Abreviação de Curso e constitui tão-somente na antecipação da Solenidade de Colação de grau, sem nenhuma relação, portanto, com dispensa de cumprimento de disciplinas ou de atividades curriculares.

Abreviação da Duração do Curso [Res. 53/2013 - CEPE]

Permite que a/o estudante se forme sem o cumprimento habitual de todos os componentes curriculares de seu curso. Contudo, a abreviação de curso não exime o discente de cursar regularmente as atividades complementares, o estágio supervisionado obrigatório, os trabalhos de conclusão de curso e as demais atividades de cunho prático exigidas pelo currículo do curso. Caberá ao Departamento que oferta a(s) disciplina(s) objeto(s) do pleito a designação e homologação da(s) Banca(s) Examinadora(s), indicando 3 (três) professores da área de conhecimento objeto da avaliação. O Coordenador, antes de encaminhar o requerimento à Pró-Reitoria de Graduação, deverá certificar-se de que todo o procedimento estabelecido pela Resolução foi devidamente cumprido.

Antecipação de Conclusão do Curso [Res. 17/2020 - CEPE]

Destina-se exclusivamente aos cursos da área da Saúde indicados na Lei n.º 14.040/2020 (Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia) e nas estritas condições estipuladas nessa norma legal e na referida Resolução.
Os pedidos devem ser formulados individualmente e o Colegiado, antes de encaminhar via Plataforma Web, para decisão desta Pró-Reitoria, deverá, com base nas normas mencionadas, emitir parecer pelo deferimento ou indeferimento da solicitação.