Aproveitamento De Estudos / Registro De Dispensa De Disciplina

O aproveitamento de estudos é o reconhecimento do valor formativo equivalente a disciplinas do currículo da UFES, cursadas com aproveitamento em Instituições de Ensino Superior (IES). É situação passível de ocorrer e leva em conta o percentual de conteúdo equivalente ( 75%) e a carga horária (que a CH da disciplina da UFES).

Procedimento de Competência do Coordenador:

1. Orientar o aluno a requerer aproveitamento de estudos diretamente no Colegiado (formulário próprio modelo ProGRAD), anexando a documentação necessária.
  2. Cabe ao Colegiado a decisão sobre o reconhecimento das matérias, visando as suas dispensas. Cada Colegiado de Curso pode estabelecer critérios complementares para aproveitamento de disciplinas. Após parecer final, o Coordenador encaminha o processo para o Departamento de Registro e Controle Acadêmico da ProGRAD para o registro dos aproveitamentos de estudos concedidos e arquivamento do processo na pasta do aluno.

Procedimentos de Competência do Discente:

• O pedido para aproveitamento de estudos deverá ser feito no Colegiado de Curso. Para efeito de análise de dispensa de disciplinas, o aluno precisa apresentar no ato de requerimento:
    1. histórico escolar atualizado;
    2. programa da disciplina cursada;
    3. estrutura curricular do curso onde a disciplina foi cursada, conforme orientatado pela legislação em vigor;
    4. número do ato de autorização ou reconhecimento do curso e da instituição, e respectivas datas de publicação no Diário Oficial da União.
Regulamentação legal: