Concepção da Organização Curricular
A organização curricular a ser implantada a partir de 2020 é baseada na Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001 que estabelece as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Enfermagem que contempla no Art. 6º: " Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Enfermagem devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem", bem como em princípios definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFES (PDI-UFES): [...] “universalidade de campo, pelo cultivo das áreas fundamentais dos conhecimentos humanos, estudados em si mesmos ou em função de ulteriores aplicações, e de áreas técnico-profissionais; e flexibilidade de métodos e critérios, considerando as diferenças individuais dos estudantes, as peculiaridades regionais e as possibilidades de combinação dos conhecimentos para novos cursos e projetos de pesquisa” e fornece instrumentos para que os estudantes analisem “[...] as condições históricas, sociais e políticas em que se encontram. Devem lhes permitir não somente descrever o mundo que os rodeia, mas torná-los capazes de criticá-lo e construir possibilidade de transformação”. (UFES, 2015, p. 35). Assegurando uma formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética.
Para alcançar a formação de enfermeiros capazes de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, nos âmbitos individual e coletivo, o PPC abrange as áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde e está organizado em enfoques por período e integração horizontal e Vertical, que se relacionam com o processo de saúde-doença do indivíduo, da família e da sociedade, integrando as dimensões biológica, psicológica e sociocultural.
O enfoque de cada período contempla abordagem interdisciplinar com as próprias unidades curriculares de cada período, favorecendo ao estudante o alcance da competência inerente a sua formação. Para essa abordagem interdisciplinar é imprescindível a integração de conteúdos, que devem ocorrer no sentido horizontal e vertical. As unidades oferecidas pelo Departamento de Enfermagem serão, inicialmente, as catalisadoras do processo de integração horizontal e vertical dos conteúdos dentro dos períodos podendo, posteriormente, ser capitaneado por uma unidade de outro departamento.
Assim, apresentamos os enfoques por período seguido das unidades curriculares que inicialmente farão essa integração:
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1º Período: A enfermagem como ciência da saúde percebida em uma perspectiva histórico- social, buscando conhecer o ser humano na sua integralidade, na sua integração com o meio e respeitando a sua estrutura biológica e social; Enfermagem e Sociedade.
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2º Período: As inter-relações que se estabelecem entre o homem e seu próprio corpo, entre o enfermeiro e o seu objeto de estudo, entre os profissionais e o processo saúde-doença, entendendo o método científico nas avaliações de saúde; Processo do Cuidar em Saúde 3º Período: As inter-relações que se estabelecem entre o homem (ser bio-psico-sócio-espiritual) e seu próprio corpo, nas situações de desequilíbrio de saúde; Epidemiologia.
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4º Período: Reconhecimento dos aspectos comuns às diversas doenças, enfocando os aspectos etiológicos, patogenéticos, morfológicos e fisiopatológicos. Tomando em consideração os aspectos éticos da profissão; Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem.
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5º Período: Desenvolvimento dos procedimentos e tecnologias apropriadas de enfermagem, visando ao cuidado através do conhecimento do homem sadio e as possíveis intercorrências no equilíbrio de sua saúde física, mental e espiritual dentro de um referencial teórico- metodológico, respeitando as diretrizes do modelo de saúde vigente; Procedimentos de Enfermagem.
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6º Período: O enfermeiro no cuidado ao indivíduo adulto, considerando-o em sua relação com o meio ambiente, observando, avaliando e intervindo para a promoção, prevenção e recuperação da saúde, respeitando as diretrizes do modelo de saúde vigente e correlacionando com a prática nos diversos níveis de assistência; ambulatorial e hospitalar, aos pacientes clínicos e graves; Atenção Primária à Saúde.
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7º Período: A assistência à criança, ao adolescente, à mulher e ao idoso em suas diversas etapas de vida e nos diversos contextos, incluindo as alterações fisiológicas e funcionais, e sua relação com o ambiente, respeitando as diretrizes das políticas de saúde, o contexto do sistema de saúde vigente, utilizando o método científico para a realização de projetos e intervenções visando a promoção, prevenção e recuperação da saúde; Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.
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8º Período: Entender o campo interdisciplinar da Saúde Coletiva, bem como sua conformação no Sistema de Saúde nacional e seus desdobramentos na formulação de políticas públicas, práticas tecno-assistenciais e no planejamento em saúde e possibilitar o desenvolvimento do processo organizacional e administrativo dos serviços de saúde, se utiliza do método científico para realização de projetos; Administração dos Serviços de Saúde.
O Projeto Pedagógico observa as diretrizes emanadas pela Universidade quanto a sua organização por período, disciplina do ciclo ainda atomizado, porém observando a organização curricular pautada no enfoque central do período, visando também à integração das disciplinas ofertadas pelo Departamento de Enfermagem nos períodos que predominam os conteúdos básicos.
Este Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem considera que para alcançar o perfil do egresso e atender às diretrizes curriculares, é necessário superar uma estrutura centrada em disciplinas enclausuradas em uma matriz curricular. O modelo construído garante a formação técnica, ética, humana e política. Para sua implementação serão necessárias decisões e ações que garantam a organização das atividades acadêmicas para a integralização do curso.
A estrutura do Curso de Graduação em Enfermagem articula o ensino, pesquisa e extensão/assistência, permitindo a inserção dos estudantes em diversos projetos buscando um ensino crítico, reflexivo e criativo, que leve a construção do perfil almejado, estimulando a realização de projetos de pesquisa; socializando o conhecimento produzido, levando em conta a evolução epistemológica dos modelos explicativos do processo saúde-doença;
As atividades teóricas e práticas estão presentes desde o início do curso, permeando toda a formação do Enfermeiro, de forma integrada e interdisciplinar, numa visão de educar para a cidadania e a participação plena na sociedade;
O PPC proposto mantém os princípios de autonomia institucional, de flexibilidade, integração estudo/trabalho e pluralidade no currículo e a implementação de metodologia no processo ensinar-aprender que estimula o estudante a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender. Destaca nesse PPC a ampliação de disciplinas com pré-requisito em detrimento da experiência do PPC de 2006, pois detectou-se dificuldades na compreensão e argumentação para o desenvolvimento de habilidades específicas por não cumprimento de disciplinas básicas. A manutenção de pré-requisitos se faz necessário para maior segurança no que se refere às atividades práticas in vivo além de favorecer para o aprendizado mais significativo em um processo contínuo de ampliação do conhecimento teórico e prático.
A oferta de disciplina por período priorizou uma carga horária média de aproximadamente 390 horas, o que equivale a 26 horas aula por semana e permite ao estudante espaços de horários onde ele tenha tempo para estudo, leitura, participação em monitorias, pesquisa e extensão e, ainda, recuperação de disciplina em que, por acaso, tenha obtido reprovação.
Atendendo às normativas da Resolução CNE/CES nº 3 de 07/11/2001 no que se refere aos princípios de flexibilidade e pluralidade no currículo e em um ensino que a participação e autonomia dos estudantes bem como o protagonismo estudantil (Resolução CNS n° 569, de 8/12/2017) o Curso optou por exigir 60 horas como carga horária mínima de disciplina optativa ampliando, no entanto, a oferta de disciplinas de forma a proporcionar ao estudante oportunidade para exercer seu direito de fazer escolhas mediante o profissional que deseja se tornar.
A definição de estratégias pedagógicas que articulem o saber o saber fazer e o saber conviver, visa desenvolver o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e o aprender a conhecer que constitui atributos indispensáveis à formação do Enfermeiro. O estímulo às dinâmicas de trabalho em grupos, favorece a discussão coletiva e as relações interpessoais.
Há valorização das dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no estudante e no enfermeiro atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade.
Esta matriz curricular foi elaborada para atender às seguintes normativas:
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Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de Outubro de 1988;
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Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394 de 20/12/1996;
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Lei 10.436 de 24/02/2002 – LIBRAS;
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Lei 11.788 de 25/09/2008 – Estágio;
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Lei 9.795 de 27/04/1999 – Educação Ambiental;
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Lei N° 12.764, de 27 de dezembro de 2012 - Espectro Autista Resolução CNE/CP n° 1/2004, de 17 de junho de 2004 – Étnico-racial; Resolução CNE/CES nº 3 de 02/07/2007 - Conceito de hora-aula;
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Resolução CNE/CP nº 1 de 30/05/2012 – Educação em Direitos Humanos; Resoluções CEPE/Ufes n° 74 de 75/2010 – Estágio;
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Instrução Normativa n° 4/2016, de 01/12/2016 – Orient. para elab. de PPCs; Instrumento de Avaliação de Cursos de Grad. presencial e a distância 2017; Guia de Avaliação Institucional 2016 UFES;
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Parecer CNE/CES n° 220/2012, de 10 de maio de 2012;
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Parecer Normativo CNE/CES nº 213/2008 de 10/02/2009 - Duração e CH curso Parecer CNE/CP n° 03/2004, de 10 de março de 2004
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Parecer CNE/CES n° 15/2005, de 2 de fevereiro de 2005; Parecer CNE/CES n° 220/2012, de 10 de maio de 2012; Plano de Desenvolvimento Institucional da UFES 2010-2019; Plano de Desenvolvimento Institucional da UFES 2020-2029;
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Portaria MEC nº 1 de 134/2016, de 10 de outubro de 2016 – até 20% EAD; Roteiro Projeto Pedagógico Institucional da Ufes de 25/01/2007; Resolução CEPE/UFES nº 52/2015 de 10/11/2015- PPC;
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Regimento Geral da Ufes;
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Lei 11.645 de 10/03/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Instrução Normativa PROEX/UFES nº 2 de 23 de abril de 2018; Resolução CNE/CES n° 03, de 07/11/2001 – Diretrizes Enfermagem; Resolução CNE/CP n° 2/2012, de 15/06/2012 – Educação Ambiental; Resolução CNE nº 07/2018 de 18/12/2018- Diretrizes da Extensão Resolução CUn/UFES nº 49 de 15/09/2016 – Avaliação Institucional.
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Nota Técnica Número 1188/2014/DIREG/SERES-MEC. Resolução ANS 569/2017
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Nota Técnica ANS 300/2017
As unidades curriculares da matriz deste PPC estão organizados atendendo as diretrizes de 2001 quanto aos eixos :
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Eixo das Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde- doença no desenvolvimento da prática assistencial de Enfermagem contemplados nas seguintes unidades curriculares: Anatomia Aplicada à Enfermagem, Biologia Geral C, Bioquímica Estrutural e Biofísica, Bioquímica Metabólica, Fisiologia C, Parasitologia, Imunologia C, Genética Humana C, Patologia Geral C, Farmacologia, Histologia C, Microbiologia C.
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Eixo das Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença, contemplados nas seguintes unidades curriculares: Psicologia do Desenvolvimento, História da Enfermagem e Identidade Profissional, Ética e Legislação em Enfermagem; Enfermagem e Sociedade.
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Eixo das Ciências da Enfermagem - neste tópico de estudo, incluem-se:
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Fundamentos de Enfermagem - os conteúdos técnicos, metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao trabalho do Enfermeiro e da Enfermagem em nível individual e coletivo, contemplados nas seguintes unidades curriculares: História da Enfermagem e Identidade Profissional, Ética e Legislação em Enfermagem, Metodologia de Pesquisa Científica, Epidemiologia, Atendimento Inicial em Situação de Urgência, Procedimentos de Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Processo do Cuidar em Saúde, Atenção Primária à Saúde.
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Assistência de Enfermagem - os conteúdos (teóricos e práticos) que compõem a assistência de Enfermagem em nível individual e coletivo prestada à criança, ao adolescente, ao adulto, à mulher e ao idoso, considerando os determinantes socioculturais, econômicos e ecológicos do processo saúde-doença, bem como os princípios éticos, legais e humanísticos inerentes ao cuidado de Enfermagem, contemplados nas seguintes unidades curriculares: Ética e Legislação em Enfermagem, Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiátrica, Enfermagem na Saúde do Adulto, Enfermagem na Saúde do Idoso, Atenção Primária à Saúde, Saúde Coletiva, Estágio Curricular I - Atenção Primária em Saúde, Estágio Curricular II.
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Administração de Enfermagem - os conteúdos (teóricos e práticos) da administração do processo de trabalho de enfermagem e da assistência de enfermagem, contemplados na seguinte unidade curricular: Administração dos Serviços de Saúde.
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Ensino de Enfermagem - os conteúdos pertinentes à capacitação pedagógica do enfermeiro, independente da Licenciatura em Enfermagem, contemplado na seguinte unidade temática: Educação em Saúde.
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Os conteúdos obrigatórios e transversais são desenvolvidos ao longo do curso. O tema Educação Ambiental perpassa por: História da Enfermagem e Identidade Profissional; Histologia C; Imunologia C; Psicologia do Desenvolvimento; Parasitologia; Patologia Geral C; Educação em Saúde; Enfermagem na Saúde do Adulto; Atenção Primária à Saúde; Administração dos Serviços de Saúde.
Tema Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro- brasileira, africana e indígena perpassa por: História da Enfermagem e Identidade Profissional; Psicologia do Desenvolvimento; Educação em Saúde; Enfermagem na Saúde do Adulto; Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.
Tema Educação em Direitos humanos perpassa por: Biologia Geral C; Enfermagem e Sociedade; História da Enfermagem e Identidade Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Histologia C; Processo do Cuidar em Saúde, Psicologia do Desenvolvimento; Ética e Legislação em Enfermagem; Educação em Saúde; Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.
A inserção na atenção primária tem início no primeiro período com ações para a integralidade do cuidado, através de atividades diversas incluindo: visitas técnicas, atividades de observação e comunicação, coleta de dados nas Unidades de Saúde, Unidades Hospitalares e ambulatórios, etc. As integrações básico-clínico que introduzem o discente para desenvolver precocemente as habilidades do cuidar em enfermagem (Enfermagem e Sociedade, Processo do Cuidar em Saúde, Epidemiologia) , irão capacitar o estudante para cenários de práticas crescentes em complexidade dentro da unidade de atenção primária.
As disciplinas da área profissionalizante tem ênfase em atividades de ensino clínico/laboratórios dentro de uma realidade de atenção à saúde desenvolvidas nas unidades básicas de saúde, unidades hospitalares e ambulatoriais e que fortalecem o cuidado integral ao paciente, concluindo com os estágios supervisionados.
As disciplinas optativas, integralizadas até o 10º período, fornecem oportunidade para estudo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e áreas específicas de atuação do enfermeiro. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem, laboratórios e cenários de simulação serão a base do ensino nas disciplinas de integração básico-profissionalizante, enfermagem geral, práticas de integração e estágios supervisionados representando mais de 40% da Carga horária do curso.
O enfermeiro para o exercício de sua profissão se utiliza da Metodologia da Assistência de Enfermagem e esta por sua vez é norteada por referenciais teóricos para diferentes situações e maneiras de entender os fenômenos da enfermagem: Saúde, Ser humano; Cuidado; Enfermagem e Comunidade. A integração vertical inserida nesse PPC privilegia apropriação desse modelo de assistência para os diferentes níveis de assistência à saúde, que serão eleitas pelos professores durante o processo ensino aprendizagem.
A matriz curricular foi desenvolvida de forma a abranger as competências e habilidades gerais conforme a Resolução Nº 3 de 07/11/2001 (capítulo 4) assim distribuídas:
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- Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo: Anatomia Aplicada à Enfermagem, Enfermagem e Sociedade, Histologia C, Fisiologia C, Genética Humana C, Parasitologia, Microbiologia C, Epidemiologia, Imunologia C, Psicologia do Desenvolvimento, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Farmacologia, Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiátrica, Procedimentos de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem na Saúde do Adulto, Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Enfermagem na Saúde do Idoso.
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- Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas: Administração dos Serviços de Saúde, Estágio Curricular I - Atenção Primária em Saúde e Estágio Curricular II.
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- Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação: História da Enfermagem e Identidade Profissional, Processo do Cuidar em Saúde, Ética e Legislação em Enfermagem, Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiátrica, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem na Saúde do Adulto, Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Enfermagem na Saúde do Idoso, Saúde Coletiva, Estágio Curricular I - Atenção Primária em Saúde e Estágio Curricular II.
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- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz: Atendimento Inicial em Situação de Urgência, Administração do Serviços de Saúde, Estágio Curricular I - Atenção Primária em Saúde e Estágio Curricular II.
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- Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde: Administração do Serviços de Saúde, Estágio Curricular I - Atenção Primária em Saúde e Estágio Curricular II .
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- Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais: Processo do Cuidar em Saúde, Atendimento Inicial em Situação de Urgência, Epidemiologia, Procedimentos de Enfermagem, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem na Saúde do Adulto, Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Enfermagem na Saúde do Idoso, Trabalho de Conclusão de Curso I e II, Saúde Coletiva, Estágio Curricular I - Atenção Primária em Saúde e Estágio Curricular II
A matriz curricular foi desenvolvida também de forma a dotar o enfermeiro de competências e habilidades específicas conforme a Resolução Nº 3 de 07/11/2001 (capítulo 5) assim distribuídas:
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Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas: Anatomia Aplicada à Enfermagem, Biologia Geral C, Bioquímica Estrutural e Biofísica, Histologia C, Fisiologia C, Genética Humana C, Parasitologia, Microbiologia C, Imunologia C, Bioquímica Metabólica, Enfermagem e Sociedade, Psicologia do Desenvolvimento, Atendimento Inicial em Situação de Urgência, Enfermagem na Saúde do Adulto, Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Enfermagem na Saúde do Idoso;
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Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional: Metodologia da Pesquisa Científica, Processo do Cuidar em Saúde, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem;
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Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões: Enfermagem e Sociedade, História da Enfermagem e Identidade Profissional, Atenção Primária à Saúde, Saúde Coletiva, Estágio Curricular I - Atenção Primária em Saúde;
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Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional: Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Procedimentos de Enfermagem, Epidemiologia, Patologia Geral C, Farmacologia Geral C, Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiátrica, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem na Saúde do Adulto, Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Enfermagem na Saúde do Idoso;
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Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações: Epidemiologia e as disciplinas citadas no item VI;
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Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema: Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiátrica, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem na Saúde do Adulto, Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Enfermagem na Saúde do Idoso, Saúde Coletiva, Estágio Curricular I Atenção Primária em Saúde, Estágio Curricular II;
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Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso: Idem às disciplinas citadas no item VI;
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Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança: Administração dos Serviços de Saúde, Estágio Curricular I - Atenção Primária em Saúde, Estágio Curricular II;
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Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde: Ética e Legislação em Enfermagem e as disciplinas citadas no item VIII;
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Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos: Educação em Saúde e as disciplinas citadas no item VIII;
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Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades: Saúde Coletiva e as disciplinas citadas no item VIII;
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Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem: Idem às disciplinas citadas no item VIII;
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Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde: Enfermagem e Sociedade, História da Enfermagem e Identidade Social, Processo do Cuidar em Saúde, Ética e Legislação em Enfermagem e as disciplinas citadas no item VIII;
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Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social: Idem às disciplinas citadas no item VI;
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Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem: Idem às disciplinas citadas no item VI;
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Atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico: Idem às disciplinas citadas no item VI;
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Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes: Idem às disciplinas citadas no item V;
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Intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência: Idem às disciplinas citadas no item VI;
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Coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde: Idem às disciplinas citadas no item VIII;
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Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade: Idem às disciplinas citadas no item VI;
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Compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários: Idem às disciplinas citadas no item VIII;
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Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais: Idem às disciplinas citadas no item VI;
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Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional: Administração dos Serviços de Saúde, Estágio Curricular I - Atenção Primária em Saúde, Estágio Curricular II;
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Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde: Idem às disciplinas citadas no item VIII;
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Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento: Educação em Saúde e as disciplinas citadas no item VIII;
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Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional: Metodologia da Pesquisa Científica, Trabalho de Conclusão de Curso I e II;
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Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão: Ética e Legislação em Enfermagem e as disciplinas citadas no item VI;
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Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo: Idem às disciplinas citadas no item VIII;
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Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde: Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Procedimentos de Enfermagem e as disciplinas citadas no item VI;
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Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde: Idem às disciplinas citadas no item VIII;
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Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde:Idem às disciplinas citadas no item VIII;
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Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro: Idem às disciplinas citadas no item XXIX;
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Reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde: Enfermagem e Sociedade, História da Enfermagem e Identidade Profissional, Processo do Cuidar em Saúde e as disciplinas citadas no item VIII.
Nesse sentido, a formação do Enfermeiro dentro dessa matriz curricular atende as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.