Histórico
O Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da UFES foi criado em 1976 como parte da criação de 13 cursos, a nível nacional, da Política de Recursos Humanos que previa a correção do déficit de 200% de Enfermeiros, em um período de 10 anos (MEC-1975).
O primeiro currículo do curso foi baseado na legislação vigente sobre o ensino de enfermagem. Foram selecionadas, além de disciplinas do Currículo Mínimo do Conselho Federal de Educação (CFE), algumas indispensáveis à formação de enfermeiros, a fim de torná-los capazes de exercerem atividades de enfermagem de forma apropriada, conforme o processo de desenvolvimento do país, considerando-se mais especificamente as características socioeconômicas e assistenciais do Estado.
O curso foi estabelecido em seis períodos, ou três anos, com uma carga horária de 2650 horas, um pouco além do mínimo preconizado pelo CFE.
A criação do curso foi vinculada ao Departamento de Medicina Social do Centro Biomédico (CBM/UFES). Posteriormente, através da Resolução Nº 50 de 07/11/1979, do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE/UFES), foi criado o Departamento de Enfermagem.
Em 1983, iniciou-se o segundo currículo do curso, com oito períodos ou quatro anos. Com uma carga horária de 3495 horas. E para a sua implementação, o Departamento organizou-se internamente em quatro grandes áreas: Materno-Infantil; Médico-Cirúrgico; Psiquiátrica e Saúde-Pública. Além disso, foi criado a CECOE - Comissão de Estágio Curricular Obrigatório, que tinha por objetivo organizar, implementar, avaliar e coordenar os estágios curriculares obrigatórios, essa comissão era ligada à direção do CBM.
O terceiro currículo teve início em 1999, mantendo 8 períodos ou quatro anos e uma carga horária de 3810 horas. Este currículo atendeu a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) nº 9394 de 20/12/1996 e a Portaria Nº 1721 de 15/12/1994 - MEC estando, portanto, organizado nas quatro áreas temáticas.
O quarto currículo, que é o vigente, foi aprovado pela Resolução CEPE/UFES Nº 33/2005 de 04/08/2005 tendo a pretensão de se estabelecer um currículo integrado e baseado em competências seguindo as determinações das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Enfermagem (DCNs) e do Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn).