Objetivos Gerais, Objetivos Específicos e Perfil do Profissional
Objetivos Gerais do Curso
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Formar profissionais capacitados e comprometidos com as necessidades de saúde da população do nosso País em especial, com a capixaba.
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Atuar com vistas ao desenvolvimento de projetos educacionais que possibilitem o crescimento harmônico dos jovens que optaram pela profissão, buscando a valorização tanto dos aspectos cognitivos e psicomotores quanto daqueles que permitem ao profissional uma atuação ética, solidária, criativa, responsável e comprometida politicamente.
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Estabelecer um envolvimento sólido com as instituições públicas de saúde estaduais e municipais através de projetos comuns voltados para a produção e socialização do conhecimento e em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, as diretrizes curriculares nacionais e da Política de Saúde.
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Contribuir com a formação e capacitação de Recursos Humanos para a saúde em nível de graduação em programas de Pós-Graduação.
Objetivos Específicos
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Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;
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Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
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Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
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Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
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Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
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Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
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Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
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Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
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Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
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Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
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Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;
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Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde.
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Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
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Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;
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Atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
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Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
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Intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
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Coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde;
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Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
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Compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários.
Perfil do Profissional
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Enfermeiro com formação generalista, ético-humanística, crítica e reflexiva, com capacidade de inserir-se nas principais áreas em que o mercado de trabalho da enfermagem se apresenta, estando qualificado para o exercício profissional tanto nos aspectos técnico-científicos quanto naqueles que se constituem a base de sustentação da ética pessoal, sociopolítica e profissional, assumindo, como cidadão, as responsabilidades inerentes ao seu papel social.
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Como profissional, ter sensibilidade às necessidades de saúde da população, e criatividade, com visão epidemiológica, capacidade para intervir no processo saúde-doença, priorizando a dimensão biopsicossocial e espiritual, estando comprometido com as diretrizes das políticas públicas como educador e promotor da saúde, com capacidade para investigação, autodesenvolvimento e de reflexão crítica sobre a realidade na qual está inserido.