APLICATIVO EDUCACIONAL PARA APOIAR O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA À MULHER, À CRIANÇA E À FAMÍLIA EM AMAMENTAÇÃO

Nome: Fabíola Zanetti Resende
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/03/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Cândida Caniçali Primo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Cândida Caniçali Primo Orientador
Franciéle Marabotti Costa Leite Examinador Interno
Márcia Valéria de Souza Almeida Suplente Interno
MARCOS ANTONIO GOMES BRANDÃO Suplente Externo

Resumo: Introdução: A assistência de enfermagem à mulher, à criança e à família em processo de amamentação possui uma multiplicidade de fatores que podem interferir para o início, a manutenção e a duração da amamentação. Este estudo está alinhado a linha de pesquisa cuidar em enfermagem no processo de desenvolvimento humano e buscou unir os benefícios das Tecnologias da Informação e Comunicação ao ensino-aprendizagem e ao desenvolvimento do Processo de Enfermagem, para atender demanda da instituição hospitalar na qual a mestranda atua, a fim de colaborar na implantação do processo de enfermagem na maternidade e Banco de Leite Humano. Objetivo: Reorganizar o subconjunto terminológico da CIPE® para assistência à mulher, à criança e à família em processo de amamentação e desenvolver um aplicativo para o apoio ao ensino do processo de enfermagem em amamentação. Método: Estudo do tipo metodológico. A reorganização do subconjunto foi realizada em cinco etapas: 1) mapeamento cruzado entre os diagnósticos (DE) e resultados (RE) do Subconjunto CIPE® e versão CIPE® 2015; 2) validação de conteúdo dos diagnósticos e resultados; 3) mapeamento cruzado entre as intervenções (IE) do Subconjunto e versão CIPE® 2015; 4) validação das intervenções; e 5) estruturação do subconjunto. O aplicativo foi desenvolvido em quatro etapas: 1) definição de requisitos e elaboração do mapa conceitual; 2) geração das alternativas de implementação e prototipagem; 3) testes; e 4) implementação. Resultados/Produtos: 13 diagnósticos/resultados obtiveram IVC maior ou igual a 0,8 (13,3%); 34 de 0,6 a 0,79 (34,7%); e 51 menores que 0,6 (52%). Os termos “Falta de privacidade”, “Tomada de decisão pela amamentação eficaz”, “Desempenho de papel de mãe eficaz” e “Desempenho de papel de mãe melhorado” não tiveram enunciado validado que mantivessem a relação entre DE e RE. Assim, acrescentaram-se mais três enunciados, totalizando 50 DE/RE. Das 396 IE encaminhadas para validação, 350 enunciados obtiveram IVC maior ou igual a 0,80. O aplicativo “CuidarTech Amamenta” é inédito, contém cinco opções de navegação: “Subconjunto CIPE® de amamentação”, que traz os 50 diagnósticos, 27 resultados e 350 intervenções; “Estudos de caso” com 10 casos para exercício do raciocínio diagnóstico; “Sobre a CIPE®”, “Sobre Subconjuntos CIPE®” e “Sobre a Teoria Interativa de Amamentação”, que trazem conteúdos sobre cada um desses temas; e “Créditos”, que apresenta a equipe responsável. Conclusão: A validação envolveu enfermeiros de todas as regiões do Brasil, apontando representatividade dos enunciados na prática clínica vivenciadas em maternidade, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Banco de Leite Humano e na atenção primária. O Subconjunto e aplicativo são relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico, tendo potencial de gerar impacto e ser aplicado a nível local, regional e nacional, pois poderá ser utilizado no ensino-aprendizagem como apoio aos enfermeiros e estudantes para o raciocínio diagnóstico e a tomada de decisão e trazer subsídios para o avanço na implantação do processo/consulta de enfermagem. O Subconjunto será disponibilizado na intranet da instituição. Após os testes, o aplicativo será registrado e disponibilizado. As duas produções serão incorporadas ao ensino na graduação em enfermagem na disciplina de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.

Palavras-chave: Processo de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Estudos de Validação e; Aleitamento Materno.

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