O Primeiro Banho do Recém-nascido: Intervenção de Enfermagem Obstétrica no Alojamento Conjunto

Nome: Rosana Oliveira de Lima
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/09/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Maria Edla de Oliveira Bringuente Orientador
Maria Helena Costa Amorim Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Denise Silveira de Castro Suplente Externo
Franciele Barros de Souza Sobreira Examinador Interno
LUCIANA DE CASSIA NUNES NASCIMENTO Examinador Externo
Márcia Valéria de Souza Almeida Suplente Interno
Maria Edla de Oliveira Bringuente Orientador
Maria Helena Costa Amorim Coorientador

Resumo: A intervenção de Enfermagem-primeiro banho do recém-nascido constitui o momento muito importante para a família, proporcionando menos estímulos dolorosos, choro, melhora do tempo e qualidade do sono e reduzindo o nível de ansiedade da mãe. Objetivos: Avaliar os efeitos da intervenção de Enfermagem-primeiro banho nos parâmetros comportamentais do recém-nascido; avaliar os efeitos da intervenção de Enfermagem-primeiro banho do recémnascido nos níveis de ansiedade materna e desenvolver material didático sobre ntervenção de Enfermagem-primeiro banho do recém-nascido do alojamento conjunto da Maternidade do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, em Vitória, ES. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado com amostra de 33 recém-nascidos, aleatorizados em grupo controle e intervenção, internados no alojamento conjunto de um hospital de ensino. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista com registro em formulário, Inventário de Traço-Estado de Ansiedade, questionário para avaliação física do bebê. Presença de choro, tempo de sono após o banho do recém-nascido e ansiedade materna foram definidas como variáveis dependentes. A intervenção de Enfermagem-primeiro banho foi definida como variável independente. Variáveis de controle relacionadas ao recém-nascido: dor neonatal, saturação, sinais vitais, idade gestacional; peso ao nascimento; peso antes do banho; perda ponderal; temperatura do ambiente; temperatura da água; tempo do banho e tempo do cuidado corporal. Relacionadas à mãe: procedência; idade; local e escolaridade. Previamente à intervenção-primeiro banho do recém-nascido, preparou-se o ambiente e o recém-nascido. Em seguida aplicaram-se as oito etapas que compõem a intervenção-primeiro banho nos recémnascidos do grupo intervenção. Para o grupo controle o banho foi realizado segundo a rotina da instituição. Utilizou-se o SPSS-versão 24 para análise estatística. A caracterização dos dados foi feita através da frequência observada, porcentagem, medidas de tendência central e de variabilidade. Adotou-se o nível de significância de 5% com intervalo de confiança de 95%. Utilizou-se o teste exato de Fisher para avaliar a associação entre os grupos dos recémnascidos em relação ao choro durante o banho e o tempo de sono. O teste t de Student foi utilizado para amostras pareadas e compararam-se as médias dos dados clínicos entre os grupos. Resultados: O choro durante o banho foi percebido em 93,33% dos recém-nascidos do grupo controle, enquanto no grupo intervenção esta proporção foi de 55,56%. 60,00% dos recém-nascidos do grupo controle dormiram 120 minutos e 77,78% do grupo intervenção 180 minutos. O escore de ansiedade antes da intervenção-primeiro banho no recém-nascido (30,5; DP ± 7,0) foi maior do que pós-intervenção (27,3; DP ± 5,3). Conclusão: A intervenção de Enfermagem-primeiro banho do recém-nascido demonstrou dados significantes na comparação entre os grupos controle e intervenção em relação ao choro, tempo de sono e nos níveis de ansiedade materna. Essa prática deve ser incorporada nas atividades do enfermeiro ao binômio mãe e filho no alojamento conjunto. O estudo oportunizou a construção de um folder ilustrativo com descrição de todas as etapas do primeiro banho para facilitar que a mãe internalize esse cuidado.
Descritores: cuidado do lactente; recém-nascido; alojamento conjunto; puerpério e ansiedade; ensaio clínico.

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