Tecnologia Educacional para Atualização do Rastreamento do Câncer do Colo do Útero

Nome: Marcelo de Souza Dutra Davilla
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 07/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Cândida Caniçali Primo Orientador
Márcia Valéria de Souza Almeida Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Cândida Caniçali Primo Orientador
Eliane de Fátima Almeida Lima Suplente Interno
Franciéle Marabotti Costa Leite Examinador Interno
Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho Suplente Externo
Márcia Valéria de Souza Almeida Coorientador
Rodrigo Jensen Examinador Externo

Resumo: Introdução: O câncer do colo do útero é o 3º tipo de câncer que mais mata mulheres em nosso país. O Teste do Papanicolau é a principal estratégia de rastreamento para detectar lesões precursoras e de diagnosticar a doença precocemente. Nessa perspectiva, como oportunidade de aprendizagem e aprimoramento técnico profissional, podemos utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para capacitação e atualização em relação aos métodos e competências para realização do teste, de acordo com protocolos atuais. Alinhado a linha de pesquisa organização e avaliação dos sistemas de cuidados à saúde, esse projeto busca atender uma demanda de educação permanente relacionada a atualização dos enfermeiros da atenção primária a saúde do município de Serra, ES. Objetivos: Elaborar uma tecnologia educacional do tipo curso online sobre rastreamento do câncer do colo do útero e validar o conteúdo e aparência. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: Na primeira, elaboração dos conteúdos do curso online baseada nos manuais do Ministério da Saúde, livros textos de ginecologia, diretrizes clínicas das associações nacionais e internacionais de ginecologia e enfermagem e a elaboração dos exercícios de verificação de aprendizagem corrigidos por profissionais da pedagogia. Na segunda etapa, validação por consenso, realizada por um grupo de 21 juízes enfermeiros por meio do painel Delphi online. Na terceira etapa, construção da plataforma do curso online e organização das telas com conteúdos e imagens. O estudo foi financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo. Resultado/Produto: O curso online possui sete módulos, 65 telas de conteúdo, cada módulo com carga horária de nove horas, totalizando 45 horas. O curso possui 53 atividades de aprendizagem que foram produzidas com base nos conteúdos abordados e contemplam questões de múltipla escolha e de quiz. Também possui 26 questões de pré-teste e pós-teste para serem realizadas no início e final do curso. Realizou-se a validação do conteúdo teórico por 21 juízes com concordância acima de 0,80, sendo considerado adequado. Conclusão: O curso online é uma ferramenta confiável, viável e oportuna para ser utilizada na educação e capacitação à distância. Tem potencial de gerar impacto e aplicabilidade a nível local, regional e nacional, pois será disponibilizado em plataforma virtual. Após o registro de direitos autorais o curso estará disponível para capacitação dos profissionais e acadêmicos dos cursos da saúde, fortalecendo a política de formação profissional, sendo uma estratégia de capacitação e atualização de conhecimento acerca da prevenção e rastreamento do câncer do colo do útero. O material teórico elaborado e avaliado em parceria com profissionais da instituição será devolvido para a secretaria de saúde.
Descritores: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Saúde da Mulher; Programas de Rastreamento; Câncer do Colo do Útero.

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