Tecnologias educativas sobre infusão endovenosa do fator de coagulação para o cuidado domiciliar de pessoa com hemofilia

Nome: Carla Renata da Silva Pacheco
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Walckiria Garcia Romero Sipolatti Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Andressa Bolsoni Lopes Coorientador
Cândida Caniçali Primo Examinador Interno
Carlos Alberto da Cruz Sequeira Examinador Externo
LUCIANA DE CASSIA NUNES NASCIMENTO Suplente Externo
Mirian Fioresi Suplente Interno
Walckiria Garcia Romero Sipolatti Orientador

Resumo: Introdução: A hemofilia é uma doença hemorrágica ligada ao cromossomo X, caracterizada pela deficiência ou ausência do fator de coagulação VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B). O tratamento terapêutico é fundamentado na administração dos fatores de coagulação, podendo ocorrer sob demanda ou profilático. O Programa Nacional de Coagulopatias Hereditárias prevê a auto infusão endovenosa do fator de coagulação, pela pessoa com hemofilia ou pelo familiar, todas às vezes em que houver suspeita de sangramentos, de traumas ou da necessidade da infusão de fator de coagulação, de forma profilática. Para tal, a pessoa com hemofilia deverá participar de treinamentos sobre a aplicação do fator de coagulação por via endovenosa. Tendo em vista esse processo de ensino-aprendizagem, as tecnologias educativas podem proporcionar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para o cuidado durante as ações educativas. Objetivos: Elaborar e validar tecnologias educativas sobre infusão endovenosa do fator de coagulação para o cuidado domiciliar de pessoas com hemofilia. Metodologia: Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: elaboração de tecnologias educativas (cartilha e infográfico); validação de conteúdo e aparência por juízes e de aparência por pessoas com hemofilia. O conteúdo das tecnologias educativas foi elaborado com bases científicas, mediante revisão da literatura e apoiado nos preceitos da Teoria Sócio Interacionista de Vygotsky. A busca por juízes ocorreu por amostragem tipo snowball e para a validação de conteúdo, optou-se pelo uso da técnica Delphi em duas rodadas. O critério para validação pelos juízes foi a concordância superior a 0,80, analisada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Para a validação de aparência pelo público alvo, considerou-se o nível de concordância de respostas positivas (“sim”) maior ou igual a 80%. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos distintos, de acordo com o foco da avaliação de cada grupo de participantes. Resultados: Na primeira rodada de validação de conteúdo, participaram 11 juízes; na segunda, sete juízes. A cartilha e o infográfico

apresentaram IVC global de 0,90, na primeira rodada, com sugestões de reformulação de ilustração, substituição ou exclusão de termos e simplificação de frases. Na segunda rodada, o IVC foi de 0,96, com apenas uma sugestão de modificação. Para a validação de aparência, dez pessoas com hemofilia aceitaram participar do estudo, obtendo nível de concordância das respostas positivas superior a 80% nas duas tecnologias, totalizando assim: 99,2% para a cartilha e 100% para o infográfico. Produtos: Este trabalho possibilitou a elaboração de uma cartilha educativa e de um infográfico de ação passo a passo com orientações sobre a infusão endovenosa domiciliar do fator de coagulação à pessoa com hemofilia, além de um artigo científico sobre o tema em questão. Considerações finais: A cartilha e infográfico foram elaborados e validados por juízes e pelas pessoas com hemofilia. Além de inéditas, tais tecnologias podem contribuir para o processo ensino- aprendizagem e aumentar a adesão do paciente ao tratamento. Cumpre destacar, ainda, que as tecnologias elaboradas nessa dissertação têm anuência da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo para serem incorporadas pela rede estadual de saúde e serão utilizadas na prática clínica da pesquisadora.

Descritores: Hemofilia; Tratamento domiciliar; Administração intravenosa; Tecnologia educacional.

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