UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE O USO DO RELAXAMENTO PARA GESTANTES DE ALTO RISCO.

Nome: Rosimere de Carvalho Lessa
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 04/11/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Maria Edla de Oliveira Bringuente Orientador
Maria Helena Costa Amorim Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Cândida Caniçali Primo Examinador Interno
Luzimar dos Santos Luciano Suplente Externo
Maria Edla de Oliveira Bringuente Orientador
Maria Helena Costa Amorim Coorientador
Roseane Vargas Rohr Examinador Externo
Túlio Alberto Martins de Figueiredo Suplente Interno

Resumo: construir uma Tecnologia Educacional em forma de cartilha, usando o
desenho, sobre a técnica de relaxamento para gestantes de alto risco e descrever o processo de aplicação e validação da tecnologia educacional na forma de cartilha em gestantes de alto risco internadas em uma maternidade escola. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo de natureza quanti-qualitativa, realizado na Maternidade de um hospital de ensino, junto a 25 gestantes de alto risco. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira, relacionada ao processo de construção da Tecnologia Educacional, percorreu momentos distintos: 1) de revisão de literatura e escuta sensível junto às gestantes de alto risco visando a aplicação da técnica de relaxamento, segundo Benson, à realidade das gestantes, utilizando-se como instrumento de coleta de dados o diário de campo; 2) a estruturação da imagem objetivo (a gestante realizando todos os passos do exercícios de relaxamento), construiu-se os elementos de base para a elaboração dos desenhos. A segunda etapa constituiu-se da aplicação da Tecnologia Educacional junto as gestantes, usando uma oficina de sensibilidade e criatividade. E a terceira, é referente a validação da tecnologia pelas participantes do estudo. Utilizou-se, na coleta de dados quantitativos os instrumentos: entrevista estruturada; mensuração do Traço de Ansiedade/TraitAnxiety e Estado de Ansiedade/StateAnxiety (IDATE). Para os dados qualitativos, registro em diário de campo, o planejamento da oficina de sensibilidade e criatividade com todos os seus passos. Na análise dos dados quantitativos, utilizou-se o software estatístico IBM SPSS Statistics version 21, sendo a análise de conteúdo segundo Bardin, para os dados qualitativos. Resultados: média de idade e escolaridade baixa; com coitarca e primeira gestação com média de 17 anos idade. Durante a hospitalização apresentaram medo da morte e perda do bebê e alto nível de ansiedade. Houve a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse da população em estudo, mediante a realização dos exercícios de relaxamento cinco vezes ao dia, por 48 horas. A Tecnologia Educacional aplicada em três momentos distintos diminui do nível de ansiedade, com valores de p <0.001, corroborando com análise qualitativa avaliada pelas participantes do estudo.
Conclusões: A Tecnologia Educacional sob forma de cartilha usando o desenho na técnica de relaxamento apresentou-se como uma ferramenta eficaz na diminuição dos níveis de ansiedade e estresse nas gestantes de alto risco. A validação da Tecnologia Educacional, tanto os dados quantitativos, quanto os dados qualitativos,avaliado pelas participantes da pesquisa, corroboraram as evidencias de sua eficácia.

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