Ferramentas tecnológicas para melhoria contínua da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo

Resumo: O problema de pesquisa perseguido nesse projeto relaciona-se ao desenvolvimento, implantação e avaliação de ferramentas tecnológicas para contribuírem na melhoria contínua da implementação da SAE e do Processo de Enfermagem com a incorporação de evidências científicas na prática profissional.
A prática baseada em evidência (PBE) agrega o melhor conhecimento científico, com a experiência clínica do profissional e a escolha do paciente, resultando em uma maior resolutividade na assistência em saúde. No entanto, a falta de habilidade na busca de como levantar evidências, pouco domínio de língua estrangeira, a alta demanda de cuidado assistencial e a falta de apoio da gestão são barreiras para a implementação da PBE nos serviços de saúde
A transferência de resultados de pesquisas ao trabalho da enfermagem contribui para intensificar o julgamento crítico dos profissionais frente às demandas operacionais, como também, favorecer a incorporação de inovações e a tomada de decisão mais segura para problemas vivenciados no cotidiano.
As principais dificuldades encontradas no ensino e na prática do PE estão relacionadas aos aspectos operacionais e gerenciais envolvidos na sua execução. Destaca-se as limitações dos profissionais no desenvolvimento de competências necessárias para a implementação de cada uma das etapas do PE, como o déficit de conhecimento de semiologia e das técnicas básicas para o exame físico, dificuldades para o desenvolvimento de raciocínio clínico e terapêutico precisos e para o emprego da tecnologia de informação e comunicação.
Frente a esse contexto, o enfermeiro, ao utilizar ferramentas tecnológicas, contribui na incorporação de evidências científicas à prática clínica, auxilia na tradução dos achados de pesquisa para uma linguagem compreensível pelos usuários e tomadores de decisão e capacita os profissionais de enfermagem para execução do PE quanto ao raciocínio clínico, as taxonomias e a escolha das melhores intervenções.

Data de início: 2020-08-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador Bruno Henrique Fiorin
Colaborador Paulete Maria Ambrosio Maciel
Colaborador Paula de Souza Silva Freitas
Colaborador Márcia Valéria de Souza Almeida
Coordenador Lorena Barros Furieri

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105