Tecnologias Educacionais para Incentivo ao Autocuidado de Pacientes em Pré-operatório de Revascularização Miocádica.
Nome: JULIA DA SILVA PAPI DINIZ
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/03/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA EDLA DE OLIVEIRA BRINGUENTE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELIZABETH TEIXEIRA | Examinador Externo |
KARLA DE MELO BATISTA | Examinador Interno |
LUZIMAR DOS SANTOS LUCIANO | Suplente Externo |
MARIA EDLA DE OLIVEIRA BRINGUENTE | Orientador |
MARIA HELENA COSTA AMORIM | Coorientador |
Páginas
Resumo: avaliar antes e após o uso de uma tecnologia educacional em forma de jogo segundo o nível de conhecimento para o autocuidado e o nível de ansiedade e estresse de pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Metodologia: trata-se de um estudo transversal de intervenção. Pesquisa foi realizada com 30 pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdica internados em dois hospitais, um público e outro filantrópico. O período de coleta de dados foi de maio a novembro de 2016. Foram utilizados quatro instrumentos:Formulário I estruturado com perguntas abertas baseado na Teoria de Betty Neuman relacionado aos dados sociodemográficos e a avaliação dos incômodos do paciente frente a internação; Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE); o questionário I, Lista de Sintomas de Stress-LSS/VAS; questionário II, Avaliação do grau de conhecimento sobre os cuidados e procedimentos no pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca. Utilizou-se, na realização das análises, o programa IBM SPSS Statistics version 21. Resultados: Observou-se que, após a aplicação do jogo educativo, houve aumento significativo do nível de conhecimento do paciente para o autocuidado e redução dos níveis de ansiedade de estresse. Conclusões: O uso da tecnologia educacional contribuiu de forma significativa na redução dos níveis de ansiedade e de estresse e no aumento do nível de conhecimento dos pacientes a respeito dos cuidados no pré e pós-operatório de revascularização miocárdica.