CONHECIMENTO, Atitude e Prática Sobre Processo de Doação de Órgãos e Tecidos, Entre Profisionais de Saúde.
Nome: ANGELA BEATRIZ DE CASTRO LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/02/2018
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
LORENA BARROS FURIERI | Co-orientador |
MIRIAN FIORESI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ANDRESSA BOLSONI LOPES | Suplente Externo |
BRUNO HENRIQUE FIORIN | Examinador Externo |
ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA | Suplente Interno |
LORENA BARROS FURIERI | Coorientador |
MIRIAN FIORESI | Orientador |
Páginas
Resumo: O processo de doação de órgãos e tecidos necessita do envolvimento de vários profissionais da saúde. Os profissionais integrantes das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) dedicam-se à condução do processo de doação e orientação sobre a manutenção do potencial doador (PD) de órgãos e tecidos, por isso é necessário estudar como esses profissionais entendem as fases desse processo. Objetivo: Analisar o conhecimento, a atitude e a prática sobre processo de doação de órgãos e tecidos entre os profissionais atuantes nas CIHDOTTs. Métodos: Esta dissertação é constituída de dois estudos interdependentes, um estudo metodológico para a construção e validação de face e conteúdo de um inquérito CAP Conhecimento, Atitude e Prática e um estudo analítico do tipo inquérito CAP. Resultados: Foi elaborado um instrumento de 25 questões divididos em conhecimento, atitude e pratica. O questionário apresenta 10 questões sobre o conhecimento, 10 sobre atitude e cinco sobre prática. Após a coleta de dados verificou-se melhor desempenho relacionado à Atitude, seguido da Prática e do Conhecimento Conclusão:Foi possível construir e validar o inquérito CAP e aplicá-lo para o diagnóstico situacional do Estado do Espírito Santo. Produto: O estudo resultou em uma tecnologia educacional em forma de instrumento avaliativo que permite conhecer o nível de conhecimento, bem como as atitudes e a prática dos profissionais de saúde diante a temática estudada.