GERENCIAMENTO DE LEITOS NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Nome: IZABELLA SOARES DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/06/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CÂNDIDA CANIÇALI PRIMO | Examinador Interno |
ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA | Orientador |
KARLA CROZETA FIGUEIREDO | Examinador Externo |
LEILA MASSARONI | Suplente Interno |
RITA INES CASAGRANDE DA SILVA | Examinador Externo |
Resumo: A implantação do Núcleo Interno de Regulação nos hospitais universitários é recente e muitos são os desafios para a estruturação dos processos de trabalho. Por isso, visando atender uma demanda institucional por melhorias e avanços no gerenciamento dos leitos no setor de urgência e emergência na qual a pesquisadora está inserida, instigou a implantação do kanban, uma ferramenta do pensamento lean. Esse projeto está alinhado a linha de pesquisa organização e avaliação dos sistemas de cuidados à saúde e foi desenvolvido em parceria com a equipe de regulação, de urgência e emergência e da gestão da instituição. Objetivos: Elaborar fluxogramas e protocolos para o gerenciamento dos leitos no setor de urgência e emergência; desenvolver um software para monitoramento da ferramenta gerencial kanban. Método: Pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. A população foi composta pela equipe multiprofissional do setor de regulação e avaliação em saúde e da urgência e emergência. A pesquisa foi realizada em um hospital universitário de grande porte localizado na região sudeste do Brasil, e a produção dos dados ocorreu durante o período de 21 de maio de 2018 a 31 de maio de 2019. Foram realizados seis seminários com tempo médio de duração de uma hora e dez minutos. Os dados obtidos durante os encontros foram gravados, transcritos e analisados pela análise de conteúdo categorial de Bardin. Para o desenvolvimento do software utilizou-se o método do design centrado no usuário e foram realizadas seis seminários com a equipe de tecnologia da informação e o software seguiu os padrões do hospital para facilitar a implantação. Resultados/Produtos: foram desenvolvidos seis produtos: protocolos de implantação e de implementação da ferramenta kanban, fluxogramas de implantação e de implementação da ferramenta kanban, protocolo de mapeamento do conteúdo do software kanban e o software para monitoramento da ferramenta kanban. O software CuidarTech Kronos é inédito para gestão de leitos no setor de urgência e emergência utilizando a metodologia kanban. Conclusão: Essa pesquisa tem potencial de gerar impacto e ser aplicado a nível local, regional e nacional, pois descreve de forma sistematizada as etapas e recursos necessários para a implantação e implementação do kanban para gerenciamento dos leitos no setor de urgência e emergência. Os protocolos e software são relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico, e contribuirão para direcionar as ações dos profissionais, atuar como respaldo nas decisões e no estabelecimento de novos processos de trabalho, com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento ao paciente e direcioná-lo ao recurso necessário. A implantação do kanban no âmbito hospitalar não possui uma metodologia padronizada. Portanto, esse estudo à nível local, servirá como embasamento para a expansão para os demais setores do hospital, além de poder nortear pesquisas em nível local, regional e nacional, seguindo esse mesmo modelo ou realizando as adaptações necessárias conforme a realidade institucional. Os protocolos e fluxogramas foram registrados e serão disponibilizados na intranet da instituição. Após os testes, o software será registrado e implantado.