DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA
Nome: KELRYANNA ALMEIDA DA CRUZ NUNES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 03/04/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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CÂNDIDA CANIÇALI PRIMO | Orientador |
ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA | Co-orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CÂNDIDA CANIÇALI PRIMO | Orientador |
ELENICE VALENTIM CARMONA | Examinador Externo |
ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA | Coorientador |
FRANCIELE BARROS DE SOUZA SOBREIRA | Suplente Interno |
LUCIANA NASCIMENTO BARCELLOS | Suplente Externo |
Páginas
Resumo: O processo de enfermagem no cuidado a criança e sua família em hospitalização auxilia na resolução de problemas reais ou potenciais, na redução de riscos e danos que podem advir da assistência hospitalar. Deste modo, é importante investir na elaboração de ferramentas educacionais que possam contribuir no ensino aprendizagem da prática clínica do enfermeiro e do estudante de enfermagem para um cuidado qualificado a criança hospitalizada. Objetivos: Elaborar o conteúdo de um aplicativo para apoio ao processo ensino-aprendizagem do processo de enfermagem para enfermeiros, estudantes e professores de enfermagem acerca da criança hospitalizada por acometimentos gastrointestinais e cardiopulmonares; desenvolver e avaliar o aplicativo. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico, organizada em três momentos: 1) Elaboração do conteúdo do aplicativo, a partir das seguintes fases: Identificação e construção dos diagnósticos de enfermagem NANDA I e CIPE® para crianças hospitalizadas por acometimentos gastrintestinais e cardiopulmonares realizada por meio de uma revisão de literatura; Seleção dos resultados e intervenções de enfermagem; Construção dos histogramas dos procedimentos de enfermagem; Organização dos estudos de caso. 2) Construção do aplicativo seguindo o método do Design Centrado no Usuário em quatro etapas: Definição de requisitos e elaboração do mapa conceitual do aplicativo; Geração das alternativas de implementação e prototipagem; Testes; e Implementação; e 3) Avaliação do conteúdo do aplicativo com enfermeiros especialistas em pediatria. A busca por juízes ocorreu por amostragem tipo snowball. Resultados: Os diagnósticos encontrados na revisão foram: ventilação espontânea prejudicada e padrão respiratório ineficaz; troca de gases prejudicada e desobstrução ineficaz de vias aéreas; constipação, diarreia e motilidade gastrintestinal disfuncional; débito cardíaco diminuído, intolerância à atividade, perfusão tissular ineficaz, volume de líquido excessivo, hipertermia e dor aguda. E os diagnósticos relacionados a família foram: déficit no conhecimento da família sobre doença, enfrentamento ineficaz e paternidade ou maternidade prejudicada. Foram elaborados 21 estudos de caso na NANDA I e 21 da CIPE®, que foram relacionados a 20 resultados NOC e 21 CIPE®, tendo ainda a elaboração de 67 intervenções CIPE®, e 28 intervenções e 92 atividades de enfermagem da NIC, distribuídos nas NHB de Horta. Produto: O aplicativo CuidarTechPed, possui um conteúdo que, segundo avaliação dos juízes, é confiável, adequado e eficiente, que integra os elementos necessários para aplicação do processo de enfermagem à criança hospitalizada pelos acometimentos gastrointestinais e cardiovasculares, organizados pelas necessidades humanas básicas, trazendo Estudos de caso que estimulam o exercício do raciocínio diagnóstico acerca dos principais Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem CIPE® e NANDA-I, além de proporcionar um apoio instrucional na execução dos procedimentos de enfermagem mais exercidos nesse âmbito para efetivação do processo de cuidar. Conclusão: O aplicativo poderá ser utilizado pelos estudantes ou profissionais da enfermagem para esclarecer dúvidas, auxiliar no raciocínio diagnóstico e nas tomadas de decisão, embasada por classificações própria da profissão, tendo ainda potencial para facilitar o planejamento do cuidado à criança hospitalizada, salientando destaque à participação e à centralidade da família como coparticipante ativa nesse cuidado.