TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O CUIDADO DA PESSOA COM LESÃO POR PRESSÃO EM DOMICÍLIO

Nome: MICHELE DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 02/02/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA EDLA DE OLIVEIRA BRINGUENTE Orientador
WALCKIRIA GARCIA ROMERO SIPOLATTI Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA Examinador Interno
ELINE LIMA BORGES Examinador Externo
LAYLA MENDONÇA LÍRIO Suplente Externo
MARIA EDLA DE OLIVEIRA BRINGUENTE Orientador
PAULA DE SOUZA SILVA FREITAS Suplente Externo

Páginas

Resumo: Introdução: A ocorrência de lesão por pressão causa dor e sofrimento, prolonga o tempo de internação, aumenta gastos hospitalares e a morbimortalidade; afeta a qualidade de vida e causa grande impacto na vida das pessoas com lesão por pressão, de seus familiares e cuidadores. Essas lesões possuem como características a difícil cicatrização, a demanda de cuidado diário e de conhecimento acerca do tratamento adequado, bem como a necessidade de suporte familiar e da atenção básica após a alta hospitalar. Nesse sentido, realizar a programação de alta hospitalar, orientando pacientes, familiares e cuidadores quanto a cuidados domiciliares com as lesões e a importância de continuidade do tratamento na atenção básica contribui para a continuidade do tratamento e à melhoria da qualidade de vida e da assistência. Objetivo: Elaborar tecnologias educacionais em forma de cartilha e infográfico, para o cuidado domiciliar de pessoas com lesão por pressão. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, que utilizou o referencial teórico de Paulo Freire. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, sendo, a primeira, destinada à realização de revisão de escopo; a segunda etapa dedicada à elaboração das tecnologias educacionais sob a forma de uma cartilha e um infográfico para orientação de pessoas com lesão por pressão, familiares e cuidadores; e, na terceira etapa, a avaliação semântica das tecnologias educacionais junto ao público-alvo. Resultados: Elaboração de uma cartilha e de um infográfico que constituirão a base das orientações para cuidados domiciliares de pessoas com lesão por pressão. Conclusão: As tecnologias desenvolvidos nesta pesquisa poderão contribuir positivamente para o processo de ensino-aprendizagem participativo por meio da educação em saúde, auxiliando e orientando pessoas com lesão por pressão, familiares e cuidadores nos cuidados domiciliares com as lesões por pressão. Serão apresentados e apreciados pelos gestores da Unidade Hospitalar da pesquisadora e da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo e poderão ser implantados como instrumento de apoio para as ações dos profissionais de enfermagem na preparação para a alta hospitalar, assim como poderão ser utilizados na atenção básica à saúde, auxiliando na continuidade do tratamento após a desospitalização.

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