A Educação no Processo de ensinar e Cuidar na Enfermagem e Saúde

Código: PENF0072
Curso: Mestrado Profissional em Enfermagem
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa:

Abordará os fundamentos da educação e a educação em enfermagem; concepções sócios-filosóficas e pedagógicas da educação na educação de enfermagem; a sociologia e a pedagogia crítica no contexto do ensino e assistência de enfermagem e saúde; teoria e metodologia da pedagogia problematizadora; fundamentos da pedagogia crítica de Paulo Freire na construção de processos e produtos técnicos e tecnológicos na enfermagem e saúde.


Bibliografia:

All-Party Parliamentary Group on Global Health. Triple Impact: how developing nursing will improve health, promote gender equality and support economic growth. Geneve: All-Party Parliamentary Group on Global Health[Internet]. 2016[cited 2020 Jul 07]. Available from: http://www.who.int/hrh/com-heeg/digital-APPG_tripleimpact.pdf?ua=1 

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília (FD): Diário Oficial da União; [Internet] 2001 [cited 2020 Abr 10].  Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

CARTA DE OTTAWA PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE Ottawa, novembro de 1986. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO(*) CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. BRASÍLIA - DF 2001.

Cavalcante ASP, Ribeiro MA, Tomás SMC, Vasconcelos MIO, Albuquerque IMN,  Mira QLM, Queiroz MVO. Círculos de cultura como ferramenta de construção de consenso: diálogos sobre avaliação de risco e vulnerabilidade. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, 18(4): 124-131, out-dez, 2016. file:///C:/Users/USER/Downloads/canhoque,+16.+12703+(124-131)%20(2).pdf

Ceolin S, et al. Bases teóricas de pensamento crítico na enfermagem ibero-americana: revisão integrativa da literatura. Texto Contexto  Enferm,  2017 ; 26(4):e3830016. http:/www.s cielo.br  › tce › yzwVBndbsBRPgTX.

COLE, M., SCRIBNER, S. Introdução. In: VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 4 .ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Costa MAR, Spigolon DN, Teston EF, Souza VS, Marquete VF, Matsuda LM. Itinerário de pesquisa Paulo Freire contribuição no campo de investigação em enfermagem. Rev. enferm. UFPE on line  ; 12(2): 546-553, fev.2018. 

Dagnino R. Tecnologia social. Contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande-PB, EDUEPB: Florianópolis. SC:Ed. Insular,2014.

Dagnino R. A tecnologia social e seus desafios. See discussions, stats, and author profiles for this publication at: https://www.researchgate.net/publication/265109071

Diaz MA, Barbosa VV, Suezo SV, Alvarado OS. Critical theory and its contribution to lhe nursing discipline. Invest Educ Enferm 2014. 32(2) 356-363. https://www.google.com/search?q=Diaz+MA%2C+Barbosa+VV%2C+Suezo+SV%2C+Alv...(2)+356-363.&rlz=1C1GCEA_enBR9. 

Freire P. Educação como Pratica da liberdade. São Paulo: Paz e Terra 1986 .

Freire P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra;

Freire P. Pedagogia da Autonomia Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2011.. 

Kisna Yasmin Andrade Alves ¹ Manacés dos Santos Bezerril ¹ Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador ¹ Alexsandra Rodrigues Feijão ¹ Viviane Euzébia Pereira Santos ¹ COMUNICAÇÃO EFETIVA EM ENFERMAGEM À LUZ DE JÜRGEN HABERMAS. REME • Rev Min Enferm. 2018;22:e-1147 DOI: 10.5935/1415-2762.20180078. 

Kennedy A. Wherever in the world you find nurses, you will find leaders. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2019;27:e3181. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000.3181 

Marques LP,  Narques  CA.  DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E VYGOTSKY SOBRE EDUCAÇÃO Educação Fundamental / n. 13. https://anped.org.br/sites/default/files/gt13-1661-int.pdf

Mendes IAC, Trevizan MA. In the absence of light, the Nursing Now lighthouse illuminates the future. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3356. https://www.google.com/search?q=Mendes+IAC%2C+Trevizan+MA.+In+the+absenc...

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde o que se tem produzido para o seu fortalecimento? BRASÍLIA - DF 2018 MINISTÉRIO DA SAÚDE Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: 9 78853 3 4 2649 8 ISBN 978-85-334-2649-8 1ª edição revisada. BRASÍLIA - DF 2018.

Manoel Carlos Neri da Silva1 , Mirna Albuquerque Frota1 , Leocarlos Cartaxo Moreira1 , Isabel Amélia Costa Mendes1 , David Lopes Neto1 , Neyson Pinheiro Freire1 e Valéria Lerch Lunardi. MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM ACORDO DE COOPERAÇÃO CAPES/COFEN: PROJETO INOVADOR E TRANSFORMADOR. Enferm. Foco 2019: 06-11. 3175-15130-1-SM- EE.pdf. 

Mejía JMR, Paz P. La sistematizatión, una forma de investigar las prácticas y producir saber y conocimiento. Ponencia presentada al coloquio Perspectivas metodológicas y pedagógicas en lengua materna. Universidad Distrital de Bogotá. [Internet] 2015 [Cited 2019 ago 6 ] 27-28 de mayo de 2015 Available from: fciencias.usdistrital.edu.co:80800/documents/47950/3712934/convocatória+MPLM.pdf 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde o que se tem produzido para o seu fortalecimento? BRASÍLIA - DF 2018 MINISTÉRIO DA SAÚDE Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: 9 78853 3 4 2649 8 ISBN 978-85-334-2649-8 1ª edição revisada. BRASÍLIA - DF 2018

Prado ML, Reibnitz KS. Paulo Freire: a boniteza de ensinar e aprender na saúde. Florianópolis: NFR/UFS; [Internet] 2016 [Cited 2019 ago 5] Available from: E-book: https://ebooks-saude.sites.ufsc.br/flipbook_PauloFreire/mobile/index.htm...

Riegel F, Crossetti MGO, Martini JG, Nes AAG. Florence Nightingale’s theory and her contributions to holistic critical thinking in nursing. Rev Bras Enferm. 2021;74(2):e20200139. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0139. 

Silva MCN, Frota MA, Moreira LC, Mendes IAC, Lopes Neto D, Freire NP, Lunardi VL.  MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM ACORDO DE COOPERAÇÃO CAPES/COFEN: PROJETO INOVADOR E TRANSFORMADOR. Enferm. Foco 2019: 06-11. 3175-15130-1-SM- EE.pdf.. 

Souza JB, Barbosa MHPA, Schmitt HBB, Heidemann ITSB. Paulo Freire’s culture circles: contributions to nursing research, teaching, and professional practice. Rev Bras Enferm. 2021;74(1):e20190626. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0626. 

Streck DR, Redin E, ZitkoskI JJ. (Orgs) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora; 2017. ISBN 978-85-8217-865-2. 

World Health Organization. Year of the Nurse and the Midwife 2020. [cited Jan 20, 2020]. Available from: https://www.who.int/campaigns/year-of-the-nurse-and-the-midwife-2020

 


Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105