Desenvolvimento, Aplicação e Avaliação de Tecnologias para a Assistência de Enfermagem
Resumo: Introdução: A Tecnologia no âmbito da saúde pode ser entendida com diversos significados, perpassando tanto pela parte teórica, principalmente no que se refere à questão conceitual, como nos impactos da incorporação de tecnologias no serviço de saúde (SILVA, FERREIRA, 2014). Engloba também diversos saberes utilizados para a materialização e utilização de produtos, bem como para organizar as relações humanas (BARRA et al., 2006). As tecnologias podem ser classificadas em três categorias: tecnologias duras, caracterizadas pelo uso de equipamentos; tecnologias leve-duras, próprias dos saberes estruturados, normas, protocolos e conhecimento, e as tecnologias leves, das relações (MERHY,2011). Na Enfermagem temos as tecnologias educacionais, assistências e gerenciais. As Tecnologias Educacionais são os processos de educação relacionados com o processo de aprender e ensinar, na perspectiva de promover mudanças tendo a educação como uma forma de intervenção e transformação das realidades sociais( FREIRE 1986) Tecnologias Assistenciais estão relacionadas com cuidar e envolve os profissionais e os clientes/usuários, em diferentes níveis de atenção, e através de investigações, aplicações de teorias, constructos e da experiência cotidiana que emergem das necessidades e realidades concretas dos participantes dos estudos e com esta população contribuir na construção do conhecimento e desenvolvimento técnico-científico, com ações sistematizadas, processuais e instrumentais para a prestação de uma assistência qualificada ao ser humano. Já as Tecnologias Gerenciais são usadas nos processos de gestão por profissionais da área da saúde (SILVA, FERREIRA, 2014). Objetivo: Desenvolver, avaliar e aplicar tecnologias para a Assistência de Enfermagem. Método: Trata-se de uma ampla pesquisa de desenvolvimento tecnológico, portanto, para desenvolver, avaliar e aplicar as tecnologias, há necessidade em utilizar-se da pluralidade teórica (MAINARDES,(2018) e, diversos tipos de pesquisa serão acessados, tais como: pesquisas descritivas, pesquisas metodológicas, revisões de escopo, ensaios clínicos e pesquisas quase experimentais. Os dados quantitativos serão analisados através do Social Package Statistical Science (SPSS) versão 20.0 e os qualitativos, a produção dos dados das-se-ão, por meio de análise de conteúdo de Bardin (2011), grupo focal RESSEL, et al (2008), dentre outros.
Data de início: 10/02/2020
Prazo (meses): 60
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | MICHELE DA SILVA |
Aluno Mestrado | MIRIAN CARDOSO DE REZENDE SOARES |
Aluno Mestrado | CATRINE STORCH MOITINHO |
Aluno Mestrado | VANESSA CRYSTHINA ARAUJO FRANCO DE SÁ |
Aluno Mestrado | LAILA MARIA DUARTE BORGES |