Egressos
Egressos:
Os egressos são acompanhados anualmente por meio de preenchimento de formulário contendo suas atividades e questões acerca da aplicação de seus produtos da dissertação, bem como, os impactos do mestrado sobre sua prática profissional. Além disso, a coordenação do Programa faz contato com os mesmos anualmente por meio de e-mail para acompanhamento e todos os egressos são convidados a participar da reunião de planejamento e avaliação anual do Programa. Por meio dessas ações o PPGENF faz o acompanhamento de seus egressos.
Em 2014 iniciamos o acompanhamento dos egressos que haviam defendido em 2013.
Em relação a aplicabilidade dos trabalhos produzidos, várias dissertações resultaram em produtos que foram aplicados nas instituições em que os mestrandos atuam bem como em outras instituições parceiras. Seguem alguns exemplos extraídos dos formulários de acompanhamento dos egressos
A egressa Andressa Tomazini Borghardt desenvolveu uma pesquisa acerca da avaliação do Desenvolvimento de úlcera por Pressão em Pacientes Críticos, dessa pesquisa verificou-se a necessidade de instituir uma Comissão Multidisciplinar de Pele no HUCAM na qual é membro. Além disso, a egressa está atuando na chefia da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais e participando como membro efetivo do Núcleo de Segurança do Paciente desde sua implantação no HUCAM, desenvolvendo atividades de mapeamento de riscos clínicos e não clínicos, sensibilização das equipes quanto a importância da cultura de segurança, implantação dos protocolos de segurança do paciente preconizados pelo Ministério da Saúde (Identificação do paciente, higienização das mãos e prevenção de úlcera por pressão), monitoramento dos indicadores de flebite, identificação e úlcera por pressão na instituição. Participação em várias comissões afins como Comissão de implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, e Núcleo de Gestão da Qualidade. No contexto externo ao hospital, com a expertise acumulada no Mestrado tem atuado na disseminação e discussão da temática da úlcera por pressão em eventos estaduais. Também participa de projetos de extensão e de ensino em parceria com os docentes da graduação e do Mestrado Profissional.
A mestre Alessandra Monteiro Carvalho Barbosa refere que após desenvolver sua dissertação foi convidada a organizar e implementar o Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Antônio Cassiano de Moraes, o qual ela integra a Comissão e a Equipe. O serviço teve início em 2015, e este é o primeiro serviço de cuidados paliativos do estado.
Wanda Scherrer de Araujo desenvolveu um estudo sobre os efeitos do Relaxamento nos Níveis de Ansiedade e Sintomas de Depressão em Gestantes de Alto Risco e após esse estudo esse tido de relaxamento passou a ser ensinado na maternidade pelas enfermeiras e em 2014 foi dado continuidade ao estudo sendo desenvolvido uma cartilha educativa pela mestranda Rosimere Lessa para ensinar as gestantes a realizar o relaxamento enquanto estivessem no HUCAM e após sua alta, desenvolver no domicilio.
A mestre Vivian Moro Fonseca desenvolveu um protocolo com Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem para Pacientes em Tratamento Quimioterápico e o mesmo auxiliou na organização do Processo de enfermagem e foi implantado no Hospital Santa Rita de Cássia - AFFEC.
A enfermeira Rosana de Oliveira Carvalho Silva desenvolveu um estudo sobre Estresse e Hardiness em Equipe Multiprofissional do Centro Cirúrgico de um Hospital e um dos resultados da pesquisa demonstrou que a maioria dos profissionais se encontrava com nível moderado de estresse, tornando-os vulneráveis aos efeitos nocivos deste. Assim, o hospital tem se empenhado em promover o bem-estar dos profissionais e para isso, implantou um programa de ginástica laboral em vários setores. O que já podemos observar com essa atitude é que os profissionais estão extremamente interessados e aguardam ansiosamente pelo dia da ginástica.
A egressa Regiane Josy Mediote desenvolveu um estudo sobre as Práticas de Enfermagem na Inserção, Manutenção e Remoção do Cateter Central de Inserção Periférica em Neonatos o que resultou na organização de um novo protocolo para a Instituição.
Kássia Regina de Castro desenvolveu na sua dissertação uma prática educativa que consistia em orientações de enfermagem de forma dialogada e entregava uma cartilha com informações acerca do período perioperatório de cirurgia cardíaca, essa cartilha foi adotada e está sendo utilizada nas consultas pré-operatórias das cirurgias cardíacas no ambulatório do HUCAM.
A mestre Fernanda Poleze desenvolveu a dissertação acerca do Trabalho do Auxiliar de Enfermagem em uma Unidade de Saúde da Família: Experimentações em Clínica de Atividade e com essa pesquisa ela conseguiu mobilizar a equipe para pensar sobre esse processo de trabalho e surgiram mudanças na UBS que eles trabalham, contribuindo na reorganização do processo de trabalho e sistematização da assistência de enfermagem da unidade em relação as atividades do auxiliar de enfermagem.
Elaine Soares da Silva desenvolveu um protocolo com Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem para a Pessoa com Colostomia, e esse material contribuiu para sistematizar a assistência de enfermagem nos setores do HUCAM que atendem pessoas com colostomia.
Em relação à mestre Soneide Pereira do Nascimento elaborou uma cartilha sobre Autocuidado em Diabetes Mellitus Gestacional que tem sido utilizada na maternidade e ambulatório do HUCAM. Apresentou resultados no Fórum dos Mestrados Profissionais em Enfermagem em 2015 em Brasília.
A egressa Gisely Vieira Ramos Martins desenvolveu um aplicativo para dispositivo móvel sobre cuidados para adolescente com Doença Falciforme. O aplicativo é utilizado pela equipe multiprofissional que atende as crianças e adolescentes com doença falciforme no HUCAM.
Paolla Nascimento Gabrielle Novaes desenvolveu estudo sobre Efeito do Relaxamento Muscular Progressivo como Intervenção de Enfermagem na Qualidade do Sono, Depressão e Estrese em Pessoas com Esclerose Múltipla e atualmente a intervenção está sendo orientada e aplicada nos pacientes com esclerose que são atendidos no ambulatório do HUCAM. Atualmente, participa do projeto de extensão sobre Estresse, burnout e intervenções como relaxamento coordenado pela Profa. Dra. Karla de Melo Batista.
A mestre Cristiane Rodrigues Silva após a defesa do mestrado assumiu a coordenação da comissão de implantação do processo de enfermagem no hospital universitário – HUCAM e participa do projeto de Extensão IDAE.
A enfermeira Rosimere Lessa atua em parceria com a Prof. Márcia Valéria de Souza, do curso de Enfermagem UFES no projeto de planejamento familiar, consultas de pré-natal de baixo risco e na coleta de preventivos atuando como preceptora da graduação. Como produto do mestrado elaborou uma cartilha sobre relaxamento para gestantes e tem utilizado essa tecnologia junto às gestantes, bem como foi incorporada pelos acadêmicos de enfermagem.
A mestre Sandra Cristina de Alvarenga realizou estudo sobre Avaliação do diagnóstico de enfermagem amamentação ineficaz o que possibilitou a elaboração de um fluxograma com os principais indicadores clínicos para avaliação da amamentação e atualmente está trabalhando em parceria com outros profissionais do Hospital na criação de um ambulatório de amamentação junto com os docentes do projeto AMAMENTA.
A mestre Fernanda Cordeiro Sirtoli tem participado de algumas comissões na Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo tais como: Comissão de Estágio; Comissão de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde; Comissão de Prontuários e de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
A enfermeira Cláudia Ruas elaborou um guia de bolso sobre uma proposta de intervenção educativa para pessoas Diabetes Mellitus tipo 2 em uso de insulina. Essa metodologia permitiu a troca de experiências entre os participantes, mas sobretudo interação, compartilhamento de ideias e reflexões sobre suas práticas de autocuidado, exercitando o protagonismo e a autonomia. Ainda participou como relatora no Fórum de Mestrados Profissionais em Enfermagem realizado em Brasília no ano de 2015.