Estágio

Definições

  1. O estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. É importante destacar que, para realizá-lo, é necessário estar matriculado(a) na disciplina de estágio do curso.
  2. O estágio não-obrigatório é a atividade de natureza prático-pedagógica a ser desenvolvida pelo estudante, previsto no Projeto Pedagógico de Curso de graduação em que estiver matriculado, sendo compatível com suas atividades acadêmicas, que contemple o ensino e a aprendizagem.
  3. Termo de Compromisso de Estágio (TCE): é o principal documento que rege a relação de estágio entre o estudante, a IES e a unidade concedente. O preenchimento e a assinatura do TCE são obrigatórios para qualquer tipo de estágio (Lei Federal 11.788/2008).
  4. Termo Aditivo (TA): é um instrumento que altera as condições do estágio previstas originalmente no TCE. Com este documento é possível solicitar aditivos como prorrogação do prazo de estágio (até o limite máximo de 2 anos), alteração do horário de estágio, alteração de valores pagos pela concedente (em caso de estágios remunerados),entre outros.
  5. Termo de Rescisão (TR): este documento é utilizado quando o estágio é encerrado, findando a relação estudante/concedente previamente acordada.
  6. Relatório das Atividades (RA): deve ser preenchido pelo estudante a cada 6 meses e ao final das atividades de estágio. Este documento deve ser apresentado à Coordenação de Estágios do Curso / Coordenação do Curso, quando o curso não possuir Coordenação de Estágios. 

Termo de Compromisso de Estágio Curricular II

O Termo de Compromisso de Estágio é um documento em PDF com possibilidade de preenchimento. [qualquer dificuldade em preencher o documento favor contactar a Coordenação de Curso [colenfufes [at] gmail.com / (27) 3335-7284]

  1. Abra o arquivo [Clique - ARQUIVO], insira os dados, coloque a sua assinatura [colar imagem da assinatura] e encaminhe o documento por e-mail. [o e-mail se faz necessário para que exista comprovação do envio do Termo de Compromisso de Estágio pelo aluno]
  2. Faça o preenchimento conforme modelo com indicações em vermelho. [Clique - MODELO]
    1. Insira as informações pessoais da 1ª página; [coloque nome completo, matrícula, telefone com DDD e CPF]
    2. Insira o nome completo do preceptor; [O coordenador da disciplina fornecerá essa informação]
    3. Insira o horário de estágio:
      1. Não preencha o sábado se ele não fizer parte do seu horário;
      2. Não coloque mais do que 6hrs de estágio por dia; [exceto se você estiver fazendo apenas ECII. Nesse caso poderá colocar 8hrs]
      3. Não gere conflito desse horário colocado no contrato com o horário da sua grade individual do portal do aluno; [Ex: Relações Interpessoais é quarta feira à tarde. Logo o aluno que está matriculado nessa disciplina não pode ter no contrato de estágio a quarta feira à tarde como dia de estágio.]
    4. Cole imagem da sua assinatura
    5. Insira o número de matrícula;
  3. Encaminhar para o colegiado (colenfufes [at] gmail.com). [Atenção! O aluno ficará impedido de iniciar o campo de prática se não tiver enviado o Termo de Compromisso de Estágio para a Coordenação de Curso

OBS:

  1. O aluno ficará impedido de iniciar o campo de prática se não tiver enviado o Termo de Compromisso de Estágio para a Coordenação de Curso.
  2. Preencha todos os dados corretamente e preste atenção principalmente no nome completo e no conflito de horários para evitar indeferimento do termo na Prograd.
  3. Este documento é necessário para permanência no campo de estágio e respalda legalmente o aluno.

    Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório

    O aluno deve encaminhar o seu documento de estágio assinado por ele e pela instituição concedente para o e-mail do Colegiado do Curso (colenfufes [at] gmail.com).

    1. Após o envio do documento o aluno receberá um comprovante em seu e-mail institucional (@edu.ufes.br) e de posse da numeração do processo deverá acompanhar a tramitação do seu processo no portal de protocolos da UFES.
    2. Para acessar o portal, entre no site protocolo.ufes.br, clique em login e preencha com seus dados: login e senha únicos, os mesmos que você usa no portal do aluno. [tutorial]
      1. Vá em Caixa Postal e clique sobre o número do seu documento de estágio.
      2. Esse número estará escrito em azul e estará à esquerda, em sua tela. O formato do número é 23068.XXXXX/202X-XX.
      3. Na página seguinte, vá em Tramitações e acompanhe todas as informações adicionadas. Quando o seu termo estiver finalizado e pronto para download você deverá verificar a seguinte informaçao “Este documento segue para arquivo e está disponível para download pelo estudante interessado.” Só faça o download depois de verificar essa frase.
      4. Clique na aba Peças, em seguida procure pelo Documento em PDF cuja data de inserção seja a mais recente e clique na seta para realizar o download.
    3. Caso precise fazer ajustes em seu Termos de Compromisso ou Termo Aditivo, verifique todas as correções que deverão ser providenciadas por você. Todas as informações estarão nas Tramitações. Se for preciso, faça um novo termo e encaminhe-o para o e-mail do seu Curso.

    OBS:

    1. O aluno não pode ter mais que 30h de estágio por semana.
    2. O aluno não pode ter mais do que 6h de estágio por dia.
    3. Como é necessário atender às 2 condições acima, o aluno não pode pegar estágio não obrigatório no mesmo período em que pega estágio obrigatório.
    4. O Horário de estágio do TCE não pode coincidir com o horário de aulas presentes na "grade de horário individual" do portal do aluno.

    Links:


    Legislação Pertinente

    Acesso à informação
    Transparência Pública

    © 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
    Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105