Juramento e Insígnia

Juramento

“Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da mora, honrando seu prestígio e suas tradições”.

Insígnia - Enfermagem

A lâmpada é um símbolo e uma tradição na Enfermagem brasileira, em homenagem a Florence Nightingale.  Na Guerra da Criméia, em 1854, soldados ingleses feridos nos campos de batalha apresentavam índice de  mortalidade de 44%, pois a pouca assistência que recebiam, acontecia em precárias condições de higiene. No entanto, Florence com suas voluntárias, adotando medidas simples de saneamento, higiene e limpeza, conseguiram, em pouco tempo, baixar para 2% a mortalidade existente entre aqueles feridos hospitalizados. À noite, Florence, em sua ronda, com sua lâmpada de azeite, visitava cada soldado, escutando por vezes os seus últimos desejos, prestando-lhes cuidados, oferecendo-lhes uma palavra de apoio e promovendo-lhes o conforto necessário para a recuperação ou morte tranqüila. Esse rito humanístico a consagrou "DAMA DA LÂMPADA".

Insígnia - UFES

O brasão da UFES é o mesmo utilizado pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, nele circunda uma frase “DOCETE OMNES GENTES”, retirado do capítulo 28, do versículo 19, do Evangelho de São Mateus, pode ser traduzida como “ensinai todas as gentes”.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105