INFLUÊNCIA DO PROCESSO EDUCATIVO DE ENFERMAGEM NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE PACIENTES DE CIRURGIA CARDÍACA.

Nome: KASSIA REGINA DE CASTRO ROSSETO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/12/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LEILA MASSARONI Co-orientador
MIRIAN FIORESI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZABETE REGINA ARAÚJO DE OLIVEIRA Suplente Externo
LEILA MASSARONI Coorientador
LORENA BARROS FURIERI Suplente Interno
MIRIAN FIORESI Orientador
RAFAEL CELESTINO DA SILVA Examinador Externo

Páginas

Resumo: Este estudo aborda a avaliação do paciente acerca da contribuição do programa de orientações pré-operatórias realizadas por um enfermeiro, em uma unidade ambulatorial cardiológica do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. A orientação pré-cirúrgica tem a finalidade de diminuir a ansiedade do paciente e permitir ao profissional enfermeiro a detecção, solução e encaminhamento das dificuldades encaradas pelo paciente. Objetivo Geral: Analisar, sob a ótica de clientes submetidos à cirurgia cardíaca, as contribuições de um programa educativo de enfermagem aplicado na fase pré-operatória. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, com abordagem qualiquantitativa. A amostra foi composta por 51 pacientes maiores de 18 anos, inseridos no projeto de orientações pré-operatórias, que foram submetidos à cirurgia cardíaca via esternotomia. Resultados: A maioria dos pacientes demonstrou conhecimento acerca do período perioperatório e apresentou condutas de acordo com as orientações. A pesquisa evidenciou baixo entendimento relacionado à internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), à necessidade da sonda vesical de demora e à
adesão aos exercícios respiratórios. As respostas referentes à entubação
orotraqueal (p= 0,017) e ao uso de sonda vesical (p=0,037) foram relacionadas à baixa escolaridade. Houve correlação moderada e negativa (p= 0,314) entre a coerência das respostas e o tempo entre a orientação e a cirurgia. Os resultados evidenciam que o cliente identifica o enfermeiro como educador e sugerem que a orientação pré-operatória favoreceu a recuperação dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, entretanto evidenciou necessidade de adequação da prática educativa aplicada. Conclusão: Os achados confirmam a ação do enfermeiro como educador em saúde, incentiva a manutenção da rotina de orientações pré- operatórias e fornecem elementos para a adaptação do programa educativo implementado.

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