Integração com a graduação

O PPGENF visa uma formação qualificada dos enfermeiros para atuarem nos mais diversos campos de prática, para tal, um eixo importante de análise, é a articulação na formação de novos enfermeiros. O programa proporciona atividades em conjunto com o Departamento de Enfermagem da UFES, no qual há a inserção e integração tanto de discentes como de docentes.
Majoritariamente, os docentes do PPGENF ministram disciplinas na graduação em enfermagem e obstetrícia da UFES (mínimo de 8 horas semanais), atuando em disciplinas teóricas e práticas, bem como todos os docentes orientam Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), atividades de extensão e iniciação científica. Desta forma, os docentes promovem aos seus orientandos do PPGENF a vivência constante com alunos de graduação, desenvolvendo a atuação pedagógica dos mesmos, bem como a reflexão da sua prática enquanto enfermeiros por meio dos questionamentos dos graduandos.

Estágio de docência:

Os discentes do PPGENF atuam em disciplinas da graduação em enfermagem e obstetrícia da UFES, sob supervisão de seus orientadores por meio da disciplina estágio em preceptoria que é ofertada semestralmente, com carga horária semanal de 6 horas. O estágio em preceptoria envolve a participação do pós-graduando nas atividades de ensino na graduação (aulas teóricas e práticas); elaboração de material didático e atuação no ensino práticas/laboratórios.
Observa-se que inúmeros enfermeiros egressos têm estabelecido parcerias de forma efetiva com o curso de graduação do Departamento de Enfermagem da UFES. Os mesmos atuam como preceptores das disciplinas de Estágio Curricular I e II seja compartilhando suas experiências em sala de aula, contribuindo com a formação dos futuros profissionais de saúde bem como promovendo a integração assistência-docência.
No estágio em preceptoria os mestrandos atuam em diferentes disciplinas da graduação nas modalidades prática e teórica, como: Estágio curricular I e II, Atenção à Saúde do Adulto, Atenção à Saúde da Mulher, criança e adolescente, Enfermagem na Saúde Coletiva, Suporte básico de vida, Semiologia e Semiotécnica, Enfermagem na Saúde do Adulto, Administração dos serviços de saúde e Orientação a Monografia.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105